McDonald?s denuncia Burger King ao COII
Sob a alegação de marketing de emboscada, patrocinador oficial dos Jogos de Londres enviou ao Comitê Olímpico Internacional dossiê sobre ação do concorrente no Brasil
Sob a alegação de marketing de emboscada, patrocinador oficial dos Jogos de Londres enviou ao Comitê Olímpico Internacional dossiê sobre ação do concorrente no Brasil
Jonas Furtado
31 de julho de 2012 - 7h13
Colaborou Angelica Mari
O McDonald’s notificou o Comitê Olímpico Internacional (COI) a respeito de uma ação do Burger King. A alegação da rede de fast food, patrocinadora da Olimpíada, é de que uma promoção lançada no final da semana passada por seu concorrente teria infringido as normas que protegem as propriedades oficiais dos parceiros comerciais do COI – o que configuraria a prática do chamado marketing de emboscada, que é amplamente combatido pelos organizadores dos Jogos de Londres 2012.
De acordo com fontes ouvidas pelo Meio & Mensagem, após analisar a documentação enviada pelo McDonald’s, o COI decidiu dar prosseguimento à investigação e solicitará esclarecimentos junto ao Burger King no Brasil.
Procurado pelo Meio & Mensagem, o Burger King informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi notificado pelo COI e por isso não se pronunciaria oficialmente. O McDonald’s também optou por não comentar as informações.
A ação polêmica
A peça citada pelo McDonald’s mostra uma mão segurando uma porção de batatas-fritas do Burger King. A ação informa sobre a promoção “Batata em Dobro” lançada pelo Burger King, pela qual os restaurantes da rede oferecerão uma porção extra de batatas-fritas para os clientes que comprarem um de seus combos, nos dias seguintes à conquista de medalhas pelo Brasil em Londres 2012. A promoção do Burger King foi realçada pelo lutador Anderson Silva, campeão do UFC, em sua página pessoal no Twitter. Silva é patrocinado pelo Burger King.
Não há uma legislação específica em vigor no Brasil que coíba a prática do marketing de emboscada relacionada à Olimpíada. Mas o Locog (comitê olímpico organizador dos Jogos de Londres) publicou um manual no qual enumera as restrições às associações entre palavras relativas aos Jogos.
A alegação do McDonald´s junto ao COI, de acordo com fonte ouvida pelo Meio & Mensagem, é de que a imagem usada na promoção faz uma alusão direta a um dos maiores símbolos dos Jogos, a tocha olímpica. Também aparecem na peça as palavras “ouro”, “prata” e “bronze”, que estabeleceriam uma conexão direta com a Olimpíada. O uso destes termos em pontos de venda e propagandas vem sendo fiscalizado rigorosamente pela Autoridade Olímpica Local (ODA), especialmente nas imediações das arenas que recebem as disputas esportivas em Londres.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos