Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League
Na América Latina, Boca Juniors tem investimento mais atrativo, seguido por Flamengo; modalidades como beisebol e basquete não alcançam elite do futebol
Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League
BuscarMelhor ROI no esporte é dos times da Premier League
BuscarNa América Latina, Boca Juniors tem investimento mais atrativo, seguido por Flamengo; modalidades como beisebol e basquete não alcançam elite do futebol
Salvador Strano
29 de maio de 2019 - 11h39
Seis dos dez times com a maior taxa de retorno sobre o investimento (ROI, na sigla inglesa) aos patrocinadores do esporte mundial são da Premier League. Um estudo da Euromonitor International aponta que a tradição do futebol na Inglaterra e em outras ligas europeias garante a supremacia das equipes quando o assunto é atratividade de marketing dos clubes.
O grande campeão, segundo o estudo, foi o Real Madrid. Com seus 229 milhões de seguidores, o time madrilenho possui a base de redes sociais mais sólida entre as equipes. Para realizar a estimativa, a Euromonitor desenvolveu uma pontuação que leva em conta o legado dos clubes e métricas esportivas, econômicas e demográficas.
“Os times europeus de ligas altamente competitivas, como a La Liga, Premier League e Bundesliga, possuem os ingredientes necessários para o sucesso, desde forte presença local até uma pegada digital ampla globalmente, garantindo, assim, um alto retorno do investimento para seus patrocinadores”, afirma o relatório da Euromonitor.
Essa alta taxa se reflete, também, nos patrocínios diretos às ligas. No fim do ano passado, a Premier League conquistou um acordo de patrocínio da Coca-Cola. O contrato prevê uma parceria de três anos e meio ao lado de marcas como Barclays, Carling, Cadbury, Nike, Tag Heuer e EA Sports.
A única equipe esportiva que figura entre os top 10 em retorno (veja tabela) que não disputa competições futebolísticas é o New York Yankees, tradicional time estadunidense de beisebol. Naquele país, NFL (futebol americano) e MLB (beisebol) são as ligas com os maiores indicadores.
No basquete, a única franquia de destaque foi o Golden State Warriors, atual bicampeão da NBA. A equipe de Oakland, na Califórnia, disputará mais uma vez as finais neste ano. Desta vez, contra o Toronto Raptors. A disputa começa nesta quinta-feira, 30, e pode chegar a sete confrontos – o que elevaria as taxas de visibilidade das marcas patrocinadoras.
Já na América Latina, os clubes de futebol reinam incontestáveis. Mas não os brasileiros. Dos dez maiores, apenas três são nacionais – Flamengo (2º), Palmeiras (5º) e Corinthians (9º). “Na região, o maior desafio entre os investidores ainda é a economia”, sentencia o documento. Entre os patrocinadores do rubro-negro estão marcas como Adidas, BS2 Banco, MRV e TIM.
Confira a tabela dos clubes com melhor ROI na América Latina:
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros