Marketing
Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League
Na América Latina, Boca Juniors tem investimento mais atrativo, seguido por Flamengo; modalidades como beisebol e basquete não alcançam elite do futebol
Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League
BuscarMelhor ROI no esporte é dos times da Premier League
BuscarNa América Latina, Boca Juniors tem investimento mais atrativo, seguido por Flamengo; modalidades como beisebol e basquete não alcançam elite do futebol
Salvador Strano
29 de maio de 2019 - 11h39
Seis dos dez times com a maior taxa de retorno sobre o investimento (ROI, na sigla inglesa) aos patrocinadores do esporte mundial são da Premier League. Um estudo da Euromonitor International aponta que a tradição do futebol na Inglaterra e em outras ligas europeias garante a supremacia das equipes quando o assunto é atratividade de marketing dos clubes.
O grande campeão, segundo o estudo, foi o Real Madrid. Com seus 229 milhões de seguidores, o time madrilenho possui a base de redes sociais mais sólida entre as equipes. Para realizar a estimativa, a Euromonitor desenvolveu uma pontuação que leva em conta o legado dos clubes e métricas esportivas, econômicas e demográficas.
“Os times europeus de ligas altamente competitivas, como a La Liga, Premier League e Bundesliga, possuem os ingredientes necessários para o sucesso, desde forte presença local até uma pegada digital ampla globalmente, garantindo, assim, um alto retorno do investimento para seus patrocinadores”, afirma o relatório da Euromonitor.
Essa alta taxa se reflete, também, nos patrocínios diretos às ligas. No fim do ano passado, a Premier League conquistou um acordo de patrocínio da Coca-Cola. O contrato prevê uma parceria de três anos e meio ao lado de marcas como Barclays, Carling, Cadbury, Nike, Tag Heuer e EA Sports.
A única equipe esportiva que figura entre os top 10 em retorno (veja tabela) que não disputa competições futebolísticas é o New York Yankees, tradicional time estadunidense de beisebol. Naquele país, NFL (futebol americano) e MLB (beisebol) são as ligas com os maiores indicadores.
No basquete, a única franquia de destaque foi o Golden State Warriors, atual bicampeão da NBA. A equipe de Oakland, na Califórnia, disputará mais uma vez as finais neste ano. Desta vez, contra o Toronto Raptors. A disputa começa nesta quinta-feira, 30, e pode chegar a sete confrontos – o que elevaria as taxas de visibilidade das marcas patrocinadoras.
Já na América Latina, os clubes de futebol reinam incontestáveis. Mas não os brasileiros. Dos dez maiores, apenas três são nacionais – Flamengo (2º), Palmeiras (5º) e Corinthians (9º). “Na região, o maior desafio entre os investidores ainda é a economia”, sentencia o documento. Entre os patrocinadores do rubro-negro estão marcas como Adidas, BS2 Banco, MRV e TIM.
Confira a tabela dos clubes com melhor ROI na América Latina:
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos