Mercado Pago usa realities e entretenimento para falar de finanças
Empresa, que patrocina The Masked Singer Brasil, vê na abordagem simplificada de temas como investimentos e criptomoedas a forma mais direta de engajar o público
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Bárbara Sacchitiello
16 de fevereiro de 2022 - 13h14
O tema da educação financeira ainda está distante de boa parte da população brasileira. Embora todos tenham que, de alguma forma, fazem operações que envolvam dinheiro praticamente todos os dias, o conhecimento acerca das melhores formas de cuidar das reservas, investir e gerir a carteira de forma mais inteligente ainda é restrito.
Uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago no ano passado em parceria com a consultoria Trendsity mostrou que nove em cada dez pessoas no País carecem de informação financeira. Por isso, a empresa viu como desafio tentar levar o tema para o cotidiano das pessoas de forma mais simples. E, para cumprir essa proposta, a presença no universo do entretenimento se mostrou uma alternativa interessante.
“Saindo dos formatos tradicionais, encontramos a possibilidade de transmitir nossa mensagem em conteúdos eu geram engajamento com o público e integramos nossa conversa aos principais momentos de consumo de conteúdo”, explica Iuri Maia, head de branding do Mercado Pago.
Um dos exemplos desse experimento de formatos de comunicação fora dos tradicionais é a participação da empresa no reality The Masked Singer Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a marca patrocina o programa da Globo em uma estratégia baseada em três pilares, definidos pela companhia: consistência, contexto e alcance.
Segundo Maia, desde o ano passado a empresa tem se apoiado em uma fórmula que alie informações de educação financeira a uma linguagem popular, para engajar mais pessoas. “No caso do The Masked Singer, criamos esquetes com os jurados e com os apresentadores, levando aulas sobre nossas soluções, discutindo as dores reais que todos têm na relação com dinheiro”, conta o head, explicando que o objetivo das inserções da marca na atração é convidar as pessoas para continuar a conversa na segunda tela.
Além do patrocínio ao reality, a empresa também vai oferecer ao vencedor do The Masked Singer Brasil um prêmio equivalente a R$ 100 mil em bitcoins. Segundo o head, a ideia da premiação foi uma forma de levar a conversa das critptomoedas também para o cotidiano das pessoas.
Fora da Globo, o Mercado Pago também levou o tema da educação financeira para a Record TV no ano passado ao patrocinar o reality Gincana da Grana, feito pela Endemol em parceria com a agência GUT.
A construção da comunicação com o público passa, em primeiro lugar, pela tradução do economês, na visão da empresa. Maia diz que é preciso falar de forma simples e clara sobre cada solução resolve uma dor do dia a dia dos usuários, como fazer melhor uso do dinheiro, planejamento e orçamento. A estratégia também passa pela utilização de influenciadores para reforçar o plano de comunicação, como Nath Finanças, embaixadora do Mercado Pago.
Para os próximos meses, o Mercado Pago seguirá na estratégia de misturar entretenimento à educação financeira para mostrar seus serviços ao público. “O que posso adiantar é que nosso próximo desafio será levar educação financeira por meio da música e da cultura, sempre tendo em mente a criação de conexões para encurtar o caminho para a democratização do dinheiro”, pontua Iuri Maia.
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