Marketing

Nestlé e IBM se unem para usar IA na qualificação de embalagens

Empresas utilizam ferramenta de inteligência artificial para ajudar a prevenir desperdício de alimentos

i 4 de julho de 2025 - 15h41

Parceria entre Nestlé e IBM visa promover inovação e soluções para o segmento alimentar (Crédito: Oatz-to-go-factory / shutterstock)

Parceria entre Nestlé e IBM visa promover inovação e soluções para o segmento alimentar (Crédito: Oatz-to-go-factory / shutterstock)

A Nestlé R&D firmou uma parceria com a IBM Research para o desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial que visa promover inovação e soluções para o segmento alimentar.

A partir dessa união, as marcas desenvolveram uma tecnologia capaz de identificar novos materiais de embalagem de alta barreira que ajudam a proteger alimentos e bebidas, além de prevenir o desperdício de alimentos.

Os cientistas utilizaram técnicas de processamento baseadas em IA para construir uma base de conhecimento de materiais, resultando em uma embalagem que evita o contato dos alimentos com oscilações de temperatura e do oxigênio.

Além disso, a Nestlé reforça o compromisso de reduzir o uso de plástico virgem por meio da utilização de materiais alternativos e novas tecnologias, e migrando para soluções recicláveis de monomaterial e papel.