Pesquisa da Globo revela intenção de compra do brasileiro
Carência em experiencias externas, adaptação aos novos cenários e a retomada gradual de setores afetados são temas abordados pelo estudo
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Valeria Contado
16 de setembro de 2021 - 15h15
A Globo apresentou na última quinta-feira, 16, no Latam Retail Show, um estudo a respeito dos hábitos de consumo dos brasileiros. Realizada a partir de entrevistas com 1.700 pessoas acima dos 18 anos, das classes ABC de todas as regiões do país, coletadas entre 24 e 25 de agosto, a pesquisa indica que a pandemia afetou diretamente a vida financeira dos consumidores, já que 53% deles declararam que tiveram que cortar gastos.
Alguns dos serviços mais afetados pela queda de consumo foram turismo (41%), lazer (60%) e vestuário (50%). No entanto, outro apontamento indica que a população está otimista em relação a retomada, cerca de 30% dos respondentes acreditam que estarão melhores financeiramente ainda em 2021.
Por isso, vestuário (chegando a representar 48% das intenções de compra a curto prazo), autocuidado, turismo e lazer, além de bebidas alcoólicas se destacam entre as compras no curto prazo. Questões de saúde também devem voltar a pauta do consumidor brasileiro. Saúde física (33%) e saúde mental (24%) são tipos de consumo que devem ter uma crescente ainda no ano de 2021.
Comportamento do consumidor
A pandemia e o distanciamento social também implicaram numa mudança na forma que o cliente consome os bens. Muitos deles, se planejam para sair apenas uma vez quando precisa fazer compras (55%), e preferem ter alguém que explique sobre o produto antes de decidir sobre a compra (59%).
Para o online, as trocas têm sido um assunto delicado. Para 63% dos consumidores, trocar produtos comprados pela internet é uma experiência difícil, enquanto 52% revelam que o excesso de informações disponíveis dificulta o processo de compras.
A experiência de consumo vale muito para os clientes. Por isso, 72% dos respondentes afirmam que procuram produtos com melhor qualidade, mesmo que o custo seja maior. Além disso, eles declaram que marcas que se preocupam com o meio ambiente são preferidas (86%).
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