Rio apresenta marca dos 450 anos
Prefeitura mostrou nesta quarta-feira, 21, o símbolo criado pela Crama que sintetizará as festividades em torno da data
Prefeitura mostrou nesta quarta-feira, 21, o símbolo criado pela Crama que sintetizará as festividades em torno da data
Teresa Levin
21 de maio de 2014 - 3h21
Em um evento no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, o prefeito carioca Eduardo Paes apresentou nesta quarta-feira, 21, a marca do aniversário de 450 anos da capital fluminense. Ela foi desenvolvida pela Crama Design Estratégico e sintetiza uma série de atividades que serão implementadas por conta da data, comemorada em março de 2015. Com um calendário que começará a ser implementado no próximo Réveillon, as iniciativas em torno do aniversário estão a cargo da prefeitura que conta com o suporte da Prole na elaboração deste projeto.
Para escolha da marca hoje apresentada, foi promovido um concurso cultural que contou com a participação de 28 empresas de design de todo Brasil. Entre elas, cinco foram finalistas no processo vencido pela Crama Design Estratégico. “É uma marca que reflete a alegria e o jeito carioca de ser. Conseguimos traduzir isso em uma imagem que queremos que seja acolhida por todos. É uma marca das pessoas”, explicou Ricardo Leite, sócio da Crama. A ideia é que a marca seja usada pelos cariocas a partir de agora, nas mais diversas iniciativas. Acompanhando a imagem, foi lançado o slogan “Viva a carioquice!”.
"A marca é fantástica. Adorei e estou cheio de ideias para sua utilização. Queremos que o carioca a utilize livremente. A partir de agora, estará presente em nossas ações e intervenções pela cidade. Ela reflete a alma do carioca", afirmou o prefeito Eduardo Paes durante apresentação no Palácio da Cidade, em Botafogo.
A Prefeitura do Rio também divulgou o calendário preliminar das comemorações, que começam no Réveillon 2015 e se estenderão até março de 2016. Ao longo desses 14 meses, o Comitê Rio450 pretende valorizar o repertório histórico, artístico e cultural carioca. Entre as iniciativas que serão implementadas está a Conferência do V Centenário que discutirá temas como mobilidade, sustentabilidade urbanismo.
Além destas ações, a Prefeitura do Rio promoveu um concurso no qual os próprios moradores da cidade puderam sugerir iniciativas que pudessem ser realizadas visando a melhoria da cidade. Seis delas foram escolhidas e serão viabilizadas no ano que vem. As ações envolvem desde um festival de Bossa Nova em Ipanema, à ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia, no Morro do Castelo, e a arborização da estrada de Três Rios.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros