A importância dos games nas estratégias da Samsung
Marca, que agora busca combater o cyberbullying dentro de Fortnite, pretende continuar criando soluções criativas para o setor
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Victória Navarro
13 de novembro de 2019 - 14h59
Como Fortnite tornou-se um case de marketing
Na comunicação, os streamers (aqueles que transmitem conteúdo em alguma plataforma) Flakes Power, Alanzoka, Kim Patriota, Sharshock, Zerobadass e Melany Lee fizeram lives nas redes sociais em que são mais fortes. Nela, esses profissionais usaram um Galaxy Tab S6, para mostrar como é fácil jogar com a Glow. O traje da Samsung pôde ser doado para qualquer aparelho da família Galaxy e para qualquer dispositivo de outras marcas. A comunicação foi uma criação da Cheil Brasil.
Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung no Brasil, explica, ao Meio & Mensagem, a relevância dos usuários de games para a marca:
Meio & Mensagem — Qual é a importância do universo de games, para Samsung?
Loredana Sarcinella — Quando falamos do mercado de tecnologia, é inevitável que pensemos também em games. Este universo envolve inovação, performance e tecnologia de ponta como poucos, fatores que também são a marca registrada de muitas tecnologias da Samsung. Além disso, a parcela das pessoas que utiliza algum gadget para se divertir com jogos, seja smartphones, tablets ou notebooks, é muito relevante. Esse público é tão importante que seguimos estratégias de comunicação tailor-made, de forma a estabelecermos uma conversa eficiente.
M&M — Existe uma melhor forma de comunicar-se com o público game?
Loredana — As formas de consumir as tecnologias que introduzimos no mercado mudam de público para público. Sendo assim, é essencial que sigamos esse padrão também na nossa comunicação, elaborando estratégias distintas para atingir cada perfil de consumidor. Para o público gamer, temos uma situação bem interessante, pois é muito fácil traduzir as vantagens que as tecnologias proporcionam em experiências tangíveis. Quando falamos de notebooks e monitores feitos especificamente para esse fim, ou até mesmo recursos específicos de inteligência artificial que introduzimos em nossos lançamentos premium, como o Galaxy Note 10 e o Galaxy Tab S6, conseguimos realizar uma verdadeira imersão com o consumidor sobre todas as vantagens que nossas soluções trazem de forma simples, com uma comunicação situacional eficiente. Para isso, uma das estratégias mais bem-sucedidas que adotamos é nos cercar de pessoas que entendem do assunto e que são queridas pelo público em questão.
M&M — Acha que as marcas, no geral, já enxergaram o potencial do público game como consumidor?
Loredana — O mercado com certeza já enxerga o potencial dessa parcela do público consumidor. Atualmente, campeonatos de eSport já são transmitidos por canais de televisão e grandes eventos são organizados para acompanhar as novidades da área. Para o mercado de tecnologia, em especial, esse nicho de consumidores é muito importante, pois é um dos maiores consumidores de tecnologia de ponta, composto por um número interessante de early adopters e geeks. Com o avanço de mídias de consumo de vídeo e com dispositivos cada vez mais potentes, embarcando tecnologia suficiente para suprir às necessidades desse público, é de se esperar que novas pessoas se interessem por esse universo e, por isso, é crucial estar atento às tendências que surgem a partir nesse mercado.
M&M — A Samsung pretende continuar comunicando-se com os jogadores?
Loredana — Com certeza. Nosso foco para a produção de produtos e elaboração de estratégias de comunicação sempre foi pensar primeiro no cliente. Uma grande parte do público consumidor de tecnologia gosta de utilizar nossas soluções para jogar, seja profissionalmente ou simplesmente como um passatempo. Esse hábito de consumo é perene e, por isso, nossa estratégia de comunicação também deve ser. Continuaremos atentos às necessidades desse público e trazendo soluções criativas para estabelecer uma relação duradoura com nossos consumidores.
*Crédito da foto no topo: divulgação
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