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Marketing

The Body Shop: receita de marketing quase orgânico

Historicamente avessa a grandes investimentos em mídia, marca inglesa de beleza, ancora marketing na experiência dos consumidores em loja


23 de outubro de 2023 - 6h00

 Na última semana, a The Body Shop comemorou nove anos de presença da marca no Brasil, onde tem 56 lojas (no mundo são cerca de três mil), além de atuar em e-commerce. Historicamente discreta no investimento em mídia, a marca fundada pela ativista inglesa Anita Roddick acredita na força da experimentação de seus produtos, feitos à base de ingredientes naturais, em loja – e na história de sustentabilidade e responsabilidade social por trás de cada um – e consequente boca-a-boca entre os consumidores.

Com isso, concentra esforços de marketing em promoções, datas de varejo e mídia digital e em parcerias de conteúdo, como uma em curso com a revista Claudia, da editora Abril, que entre outras coisas, contou com podcast com a general manager Latam da TBS, Paula Pimenta. Ainda no âmbito das parcerias, Paula comenta que todas as recomendações de produtos que são publicadas em revistas envolvendo linhas da TBS não são parcerias comerciais, mas escolhas editoriais a partir da análise das novidades enviadas.

Ao Meio & Mensagem, a executiva falou sobre as perspectivas para o Brasil (independentemente das negociações da Natura & Co para venda da rede, que estão em curso, mas são assunto que Paula não comenta): “Do ponto de vista de planos da The Body Shop Brasil, tudo segue igual, com estratégia para o ano que vem já definida. Antes disso, vamos ter um Natal maravilhoso, que já está todo desenhado e seguimos com foco em skincare e presenteáveis”.

Para envolver os consumidores na comemoração dos nove anos, de 19 a 22 de outubro, a marca realizou em suas lojas a promoção “Escolha o seu presente” em que compras acima de R$ 299,90 tiveram 30% de desconto e aquelas superiores a R$ 399,90, receberam 40% de desconto. Mas a estratégia promocional é restrita a datas especiais, já que o objetivo da marca é valorizar os produtos e sua cadeia ética de fornecimento.

A The Body Shop passou a fazer parte da Natura & Co em 2017, quando foi concluída a aquisição da empresa pela qual estima-se que a multinacional brasileira tenha pago à francesa L’Oréal um bilhão de euros. Mesmo antes da transação, o modelo de comércio justo com comunidades extrativistas de matérias-primas utilizadas pela indústria de beleza, utilizado por Anita Roddick na The Boy Shop, havia servido de inspiração para a Natura, que se concentra nas comunidades da região amazônica, enquanto a The Body Shop atua em várias outras geografias, como Gana, Nepal, México, Índia e Espanha.

 

 

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