Marketing

Unicef e Podpah farão maratona social no digital

Live acontece no próximo dia 7 e unirá música, desafios e sorteios para engajar jovens em doações

i 24 de setembro de 2025 - 7h50

Igão e Mítico foram nomeados os primeiros Apoiadores de Alto Perfil do UNICEF no Brasil

Igão e Mítico foram nomeados os primeiros Apoiadores de Alto Perfil do UNICEF no Brasil (Crédito: Manu Cavadas)

O telethon, tradicional maratona televisiva voltada à arrecadação de recursos para causas sociais, está ganhando um novo formato.

Em parceria com o Podpah, o Unicef lança a maratona “Fortalece”, que será transmitida ao vivo no próximo dia 7, direto da nova sede do grupo em São Paulo. A iniciativa foi criada pela agência On The Nose.

Apresentadores e fundadores do Podpah, Igão e Mítico foram nomeados em agosto como os primeiros Apoiadores de Alto Perfil do Unicef no País e estarão à frente da mobilização.

Durante cinco horas de transmissão, o público será convidado a doar enquanto acompanha atrações musicais, desafios e sorteios de experiências.

Segundo Francisco Javier Martos Mota, chefe de mobilização de recursos e parcerias do UNICEF no Brasil, a aproximação com o público jovem foi uma das principais motivações para o projeto.

“As gerações Z e Millennial têm um perfil mais crítico, consciente e digitalizado. Para engajá-las em nossas ações, precisávamos criar novas formas de conexão. A parceria com o Podpah inaugura um novo modelo de engajamento de influenciadores e celebridades, com foco em arrecadação para a causa da infância”, afirma.

Aposta no digital para engajar novas gerações

A escolha de Igão e Mítico como porta-vozes da iniciativa reforça a estratégia do fundo de dialogar com novas audiências.

Pesquisas recentes apontam que influenciadores digitais já exercem papel decisivo na mobilização de jovens.

Um levantamento do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) indica que, para 25% da Geração Z, os criadores de conteúdo são os principais motivadores para a doação.

“O brasileiro é um povo solidário por natureza, sempre foi. O desafio, acredito, é falar de um tema sério sem perder a nossa naturalidade e essência. Acho que o público espera isso de nós. O assunto é sério, a causa é relevante, mas podemos fazer isso de uma maneira leve”, pontua Igão.

“O Podpah sempre esteve em momentos solidários tanto na tv quanto no digital. Poder levar para a nossa audiência uma mensagem de solidariedade e participar de uma causa tão importante no ambiente virtual significa potencializar o alcance de trabalhos incríveis como o que o UNICEF promove aqui no Brasil”, completa Mítico.

A iniciativa também está alinhada a uma tendência internacional. Em países como o Uruguai, a combinação entre TV e canais digitais já mostrou resultados expressivos, com destaque para o aumento das doações recorrentes, com contribuições mensais que garantem mais estabilidade ao planejamento de longo prazo. No caso uruguaio, esse tipo de apoio representou 75% da arrecadação.

No Brasil, a expectativa é que a live “Fortalece” não apenas amplie o alcance da marca UNICEF, como também fortaleça a cultura de doação digital entre jovens.

Atualmente, a instituição atua em mais de 2 mil municípios e em nove capitais brasileiras, em áreas como imunização, nutrição, proteção, educação e acesso à água e saneamento.

“Queremos que mais pessoas saibam o que fazemos, como fazemos e se interessem por fazer parte disso. A maratona é um passo para inspirar brasileiros, especialmente os mais jovens, a se engajarem na causa da infância e contribuírem para que possamos alcançar ainda mais meninas e meninos no Brasil e no mundo”, conclui Martos.