Assinar

Unilever planeja cortes no marketing

Buscar
Publicidade
Marketing

Unilever planeja cortes no marketing

Em encontro com investidores em Londres, matriz do anunciante revelou que pretende reduzir equipe, verbas das agências e portfolio de produtos


6 de dezembro de 2013 - 8h30

Por Jack Neff, do Advertising Age

“Cortes” foi a palavra predominante num seminário da Unilever para investidores ocorrido nesta quinta-feira 05, em Londres. A empresa pretende reduzir em 12% seu quadro global de funcionários no marketing, o que daria mais de 800 funcionários. A maior parte estará em operações regionais, como a dos Estados Unidos.

A companhia também está reduzindo em 30% a variedade de produtos que comercializa (em unidades, sabores, tamanhos) e continuará espremendo os fees de suas agências e produtoras, disseram executivos da Unilever.

Eles destacaram que esse movimento vem sendo adotado desde que Paul Polman se tornou CEO da companhia em 2009. Este ano, entretanto, os discursos sobre o tema foram mais detalhados e se dão após um trimestre em que os investidores ficaram desapontados com os resultados e que a linha de crescimento da Unilever foi menor, pela primeira vez em anos, que a da concorrente P&G. Os resultados foram menores nos mercados que antes eram a fortaleza da Unilever, os países desenvolvidos (agora com menores resultados e o aumento da concorrência de empresas como a própria P&G e a L’Oréal).

Jean-Marc Huet, executivo-chefe de marketing, afirmou que a companhia espera economizar US$ 470 milhões em marketing este ano frente aos US$ 260 milhões do ano passado (o que inclui reduzir fees de agências e produtoras). Também pretende investir mais em digital, que agora representa 15% dos gastos, superando 14% de 2012 e 12% de 2011.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também