Unilever planeja cortes no marketing
Em encontro com investidores em Londres, matriz do anunciante revelou que pretende reduzir equipe, verbas das agências e portfolio de produtos
Em encontro com investidores em Londres, matriz do anunciante revelou que pretende reduzir equipe, verbas das agências e portfolio de produtos
Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2013 - 8h30
Por Jack Neff, do Advertising Age
“Cortes” foi a palavra predominante num seminário da Unilever para investidores ocorrido nesta quinta-feira 05, em Londres. A empresa pretende reduzir em 12% seu quadro global de funcionários no marketing, o que daria mais de 800 funcionários. A maior parte estará em operações regionais, como a dos Estados Unidos.
A companhia também está reduzindo em 30% a variedade de produtos que comercializa (em unidades, sabores, tamanhos) e continuará espremendo os fees de suas agências e produtoras, disseram executivos da Unilever.
Eles destacaram que esse movimento vem sendo adotado desde que Paul Polman se tornou CEO da companhia em 2009. Este ano, entretanto, os discursos sobre o tema foram mais detalhados e se dão após um trimestre em que os investidores ficaram desapontados com os resultados e que a linha de crescimento da Unilever foi menor, pela primeira vez em anos, que a da concorrente P&G. Os resultados foram menores nos mercados que antes eram a fortaleza da Unilever, os países desenvolvidos (agora com menores resultados e o aumento da concorrência de empresas como a própria P&G e a L’Oréal).
Jean-Marc Huet, executivo-chefe de marketing, afirmou que a companhia espera economizar US$ 470 milhões em marketing este ano frente aos US$ 260 milhões do ano passado (o que inclui reduzir fees de agências e produtoras). Também pretende investir mais em digital, que agora representa 15% dos gastos, superando 14% de 2012 e 12% de 2011.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros