Vichy em nova roupagem
Marca francesa de dermocosméticos mudará todas as suas embalagens até 2013
A Vichy, marca francesa de dermocosméticos do Grupo L’Oréal, começa a colocar no mercado este mês embalagens com uma nova identidade visual, buscando mais elegância e sofisticação, além de retratar os investimentos da marca em inovação.
As novas embalagens, desenvolvidas por uma equipe internacional, tiveram como referência a água termal, presente em todos os produtos da Vichy. Assim, segundo a equipe que elaborou as mudanças, a logomarca passa a ser mais fluida, lembrando o movimento da água. Cada família de produtos terá uma identidade própria. O fotoprotetor Capital Soleil, por exemplo, ganhará referência aos raios de sol.
O primeiro produto a chegar ao mercado com novo visual é o recém-lançado Liftactiv Serum 10, que possui embalagem prata metalizada cujo objetivo é refletir a inovação do produto, fruto de mais de 10 anos de pesquisas e sete patentes. O produto suaviza rugas e ajuda a recuperar a firmeza da pele.
O portfolio de 60 itens comercializados no Brasil inclui produtos para cuidados diários com a pele, anti-idade, antiacne, produtos para o corpo: hidratantes e anticelulíticos, desodorantes, uma linha especialista para os cabelos e a linha masculina. E até o fim do ano que vem, 100% deles estarão sob a nova identidade visual.
Embora não tenha divulgado o investimento feito, Julia Séve, diretora da marca Vichy no Brasil, afirma que além dos produtos, a nova identidade visual da marca estará presente em todos os pontos de comunicação da marca, ou seja, nos pontos de venda, na internet etc.
Mercado
Segundo Julia Séve, o Brasil é hoje um mercado bastante importante para a L’Oréal. “Para se ter uma ideia, hoje o mercado de dermocosméticos cresce a passos largos aqui, movimentando em 2011 R$ 1,2 bilhão, segundo dados do IMS Health”, disse. A executiva destaca que mesmo a Vichy já sendo uma marca consolidada nacionalmente, ainda existem muitas possibilidades de crescimento. O Brasil é o segundo país que tem mais dermatologistas no mundo, atrás apenas dos EUA, e o contato com esses profissionais costuma ser outro canal de divulgação utilizado pelas empresas do ramo dermocosmético.
Sem divulgar market share, a Vichy afirma ser a marca nº 1 no mundo de produtos dermocosmeticos, com três produtos vendidos a cada segundo. No Brasil, a marca – garante Séve – cresce em velocidade quatro vezes maior que a do mercado de dermocosméticos em geral, em unidades, o que já torna o País um dos 10 mais relevantes para a marca. A diretora da Vichy considera a consumidora brasileira não apenas vaidosa como ainda bem informada e sempre em busca de novidades. Isso obriga a empresa a investir em novos produtos e na adaptação de fórmulas ao mercado local, caso do novo Capital Soleil FPS 50, para uso diário, que teve sua formulação adaptada à pele das brasileiras.