Abrigo Amigo, da Eletromídia, chegará a 100 pontos e já tem 5 patrocinadores
Vencedor de Leão de Ouro em Cannes, projeto criado pela AlmapBBDO será expandido para 100 paradas de ônibus; cinco marcas já firmaram parceria
Abrigo Amigo, da Eletromídia, chegará a 100 pontos e já tem 5 patrocinadores
BuscarAbrigo Amigo, da Eletromídia, chegará a 100 pontos e já tem 5 patrocinadores
BuscarVencedor de Leão de Ouro em Cannes, projeto criado pela AlmapBBDO será expandido para 100 paradas de ônibus; cinco marcas já firmaram parceria
Bárbara Sacchitiello
30 de junho de 2023 - 17h59
Ao longo dessa semana, algumas pessoas nas redes sociais compartilharam um vídeo que mostrava o Abrigo Amigo, um ponto de ônibus em que, por uma tela, atendentes conversavam com mulheres, para lhes fazer companhia até que seu ônibus chegasse. Dessa forma, elas não ficariam totalmente sozinhas, naquele local, à noite.
O vídeo que circulou nas redes sociais é apresentação do projeto “Guarded Bus Stop”, criado pela AlmapBBDO para a Eletromidia e já havia feito sucesso também foram do Brasil.
Na semana passada, a campanha conquistou um Leão de Ouro, na categoria Media, na edição 2023 do Cannes Lions, realizada de 19 a 23 de junho, na Riviera Francesa.
Agora, após a celebração pelo júri de Cannes e repercussão nas redes sociais, a Eletromidia e AlmapBBDO vão ampliar o projeto, levando o Abrigo Amigo, como a iniciativa passou a ser chamada, para 100 pontos de ônibus de três cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas). Além disso, o projeto já conta com cinco marcas patrocinadoras.
A ideia de criar, no espaço do ponto de ônibus, uma espécie de atendimento eletrônico que ajudasse a proteger as pessoas – principalmente mulheres – de situações de perigo e vulnerabilidade, partiu da AlmapBBDO, que apresentou à ideia à Eletromidia.
A empresa de OOH, então, decidiu fazer um piloto do projeto, para testar a tecnologia. A cidade escolhida foi Campinas e o abrigo de ônibus selecionado para o experimento recebeu a instalação de câmeras, sensores noturnos e microfones.
O vídeo feito pela empresa exemplifica o funcionamento do Abrigo Amigo. Assim que uma mulher fica sozinha no ponto de ônibus, a tela exibe a mensagem: “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”, junto ao pedido para que a pessoa tocasse na tela.
Após o toque, a tela de LED mostra a imagem de outra moça, de uma central de segurança, explicando que fará companhia para quem está no ponto de ônibus até o veículo chegar.
“Sempre pensamos em como podemos fazer projetos que possam levar algo às pessoas. Quando fizemos o projeto piloto ficamos muito felizes e imaginamos que seria necessário o patrocínio das marcas para que ele pudesse ser escalado”, conta Luciana Finatti, diretora comercial da Eletromidia.
Luciana conta que, assim que o case conquistou o Leão de Ouro em Cannes e ganhou repercussão nas redes sociais, as marcas se interessaram em conversar com a empresa para participar do projeto.
Segundo a diretora, a Eletromidia pretende negociar dez cotas de patrocínio para anunciantes que queiram participar do Abrigo Amigo.
Durante o dia, essas marcas poderão veicular mensagens publicitárias tradicionais. E, à noite, após às 20h – e até o fim da circulação dos ônibus daquele local – elas serão creditadas como as marcas que oferecem o Abrigo Amigo.
Cinco patrocinadores já garantiram presença no projeto: Santander, Bradesco Seguros, Diageo, Kroton e Itaú.
“Mais do que expor uma marca, trata-se de uma prestação de serviço à população. Até por isso preferimos abrir cotas e não deixar um projeto exclusivo para um único patrocinador”, ressaltou a diretora.
Nesta primeira rodada, serão 70 Abrigos Amigos instalados em São Paulo, 20 em Campinas e outros 10 no Rio de Janeiro. Futuramente, a ideia é ampliar esse número com novas instalações tanto nessas cidades quanto em outros locais.
Nesse contexto, a executiva da Eletromidia explica que os locais selecionados para receberem o Abrigo Amigo atendem alguns critérios. Segundo ela, são locais em que há estatísticas consideráveis de assaltos ou que fiquem mais desertos no período noturno, por exemplo.
“É importante destacar que isso não é algo apenas de regiões periféricas, mas também é um problema de ruas e locais de grande circulação”, reforça.
Luciana conta, ainda, que a Eletromidia está em fase de seleção de empresas parcerias de segurança que ficarão responsáveis pelo atendimento à distância dos abrigos.
Ainda, a executiva destaca que, embora a ideia tenha levado em conta a situação de vulnerabilidade das mulheres usuários de transporte público, o projeto é aberto a todas as pessoas. “Se um homem estiver em um local e se sentir sozinho, com medo, ele pode acionar a tela e também será atendido. O Abrigo Amigo será para todos”, explicou a diretora.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo