BBB: contos de fadas e novas dinâmicas para tentar engajar público

Buscar

BBB: contos de fadas e novas dinâmicas para tentar engajar público

Buscar
Publicidade

Mídia

BBB: contos de fadas e novas dinâmicas para tentar engajar público

Narrativa da atração da Globo, que estreia na segunda-feira, 8, com 20 patrocinadores, inicia com cenário inspirado em histórias da literatura e cinema


5 de janeiro de 2024 - 17h44

Tadeu Schmidt apresenta a casa no Big Day, aquecimento para o BBB (Crédito: Reprodução)

Tadeu Schmidt apresenta a casa no Big Day, aquecimento para o BBB (Crédito: Reprodução)

Com estreia marcada para segunda-feira, 8, o BBB 24 , que já bateu recorde de patrocinadores antes mesmo de entrar no ar, já deu alguns spoilers da decoração e do estilo da casa mais vigiada do Brasil no ar. Antes disso, porém, a reportagem do Meio e Mensagem esteve no grupo de jornalistas que teve acesso, antecipadamente, ao ambiente da casa e dos espaços da edição 2024 do programa.

Pensada para priorizar seus patrocinadores, mas também reforçar a narrativa da jornada do herói, que é tão valorizada dentro do programa, a casa está sendo apresentada durante o Big Day, na Globo, nesta sexta-feira,5. Para isso, a direção conta com elementos de literatura e cinema que fazem parte da construção da imagem da casa. Além disso, como parte da construção do programa, o BBB teve algumas alterações em suas dinâmicas.

Dentro do Conto de Fadas

Ao entrar na casa, os participantes encontrarão um jardim ambientado remetendo a dicotomia entre o dia e a noite. Um lado mais claro, e com cenografia de animais diurnos, do outro algo mais “dark” com tons mais escuros e animais noturnos, como morcegos. Tudo isso com leves toques que remetem aos filmes de Tim Burton, cheios de fantasia. Além disso, os dois Big Fones parecem como uma representação de um caldeirão.

Assim, toda a cenografia da casa segue com tons escuros, com apostas em tons fortes e outros mais vibrantes. Na parte interior, a sala apresenta uma decoração com um cenário de biblioteca.

Livros são o elemento principal de uma decoração que tem frascos de poções, lupas, globos terrestres, ratinhos, um gato e até mesmo um mezanino cenográfico. Nos detalhes da sala, é possível ver muitos tons de vermelho, verde e terrosos, e referências a obras como Harry Potter e Branca de Neve e os Sete Anões, inclusive um espelho com uma mão saindo com uma maçã. Já no corredor, outras referências à obras do cinema podem ser percebidas, como a rosa mágica, de A Bela e a Fera.

Já na cozinha, Vip e Xepa devem dividir o espaço, assim como aconteceu em 2023. A Xepa, com alimentação mais restrita, tem detalhes inspirados inspirado em tempos medievais, com itens de madeira e menos modernos. Também foi feita uma ambientação com barris, pedras e alimentos fake como linguiças, cebolas e alhos.

O Vip, por sua vez, conta com elementos mais modernos e clean, apesar de bem colorido. Lá, inspirações em Alice no País das Maravilhas, com referências às Rainhas e até mesmo ao Chapeleiro Maluco e os chás, ficam escondidas nos detalhes. No entanto, apesar das diferenças, é possível ver claramente os aparelhos da Electrolux, que entra como fornecedora dos materiais eletrônicos da casa.

Por dentro da casa

Nos quartos, são encontrados dois ambientes muito diferentes. O primeiro é decorado como um pântano, com muito verde, marrom e árvores e folhas. Insetos como besouros compõe e cenografia. O segundo, maior, te tons de rosa, azul e amarelo formam uma decoração que remete a princesas. Nesse, a proposta conta com flores, borboletas e luzes. O terceiro quarto, que possivelmente é o do líder, não foi revelado.

Além disso, o banheiro remete a construção de um poço. Com tijolos, cordas, grama sintética e até um balde, a decoração desse cômodo é bem clara, diferente dos outros cômodos que contam com cores bem escuras, com uma mistura de quentes e vibrantes. Por fim, o confessionário conta com uma cenografia de jardim, com elementos em tons de verde e dourado.

Por dentro da narrativa do BBB

Para colaborar com a criação de uma narrativa em que o público dita o bom e o mau jogador, a direção do programa promoveu algumas mudanças em dinâmicas importantes. Elas acontecem com o objetivo de tornar o jogo mais atrativo para o público e consequentemente para as marcas.

Por isso, esta edição do BBB será mais interativa. A começar pelo novo esquema de votação implementado. A edição 24 contará com uma votação mista, que atenderá o Voto da Torcida, o mesmo das edições passadas e o Voto Único, em que o público poderá votar apenas uma vez por CPF, cada uma com peso 50%.

Além disso, o público poderá dar feedbcks para o líder, por meio de uma enquete no Gshow. O participante que lidera a casa na semana receberá na quarta-feira um emoji, que representa o desempenho de sua liderança.

Novas dinâmicas

Contudo, o líder terá mais uma função e assim, a sexta-feira – antes um dia sem grandes acontecimentos no programa – ganhará importância. A partir da segunda etapa do programa, o líder nomeará três pessoas que poderão ser escolhidas por ele na formação do paredão no domingo. Denominada Na Mira do Líder, essa atividade direcionará a votação do comandante da casa naquela semana.

O Anjo será, por sua vez, ganhará mais poder. Essa estratégia pode inibir que participantes cedam de participar nas provas, como aconteceu em outras edições, tornando o jogo mais competitivo. O participante vencedor da prova ganhará uma imunidade – e dessa forma pode se salvar do paredão caso esteja na mira do líder – e também terá o direito de imunizar outro participante. No entanto, os diretores afirmam que essas dinâmicas não devem começar nessa primeira semana.

Por fim, o poder coringa ganha um elemento chamado Perde Ganha. Nesse caso, haverá uma dinâmica, antes dos lances para angariar o atributo, na qual os participantes podem ganhar ou perder estalecas e que deve interferir diretamente nos lances.

Puxadinho

A edição 2024 do Big Brother Brasil contará com 26 participantes disputando o prêmio final. Dessa forma, 18 jogadores distribuídos entre pipoca e camarote, escolhidos pela direção, estão sendo apresentados na programação da Globo nesta sexta-feira, 5.

Além disso, 14 pessoas ficarão confinadas no puxadinho. Entre esses, o público escolherá dois para entrar na casa. Essa escolha acontece no domingo, 7, durante o Fantástico. Por fim, os primeiros 18 escolherão os outros seis integrantes. Assim, o BBB iniciará seu primeiro dia com 26 participantes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fora do BBB 24, Beatriz Reis já faz ‘publi’ para a própria Globo

    Fora do BBB 24, Beatriz Reis já faz ‘publi’ para a própria Globo

    Participante do reality aparece em vídeo publicado nas redes sociais da emissora convidando o público a acompanhar as três novelas da grade

  • Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Músicas de Taylor Swift retornam ao TikTok

    Canções da cantora estavam fora da plataforma devido a impasses em contrato de licenciamento com a Universal Music, gravadora que a representa