Buscadores são alertados sobre anúncios
Grandes sistemas americanos como Google e Yahoo foram advertidos pelo FTC a respeito da diferenciação entre resultado pago e regular
Grandes sistemas americanos como Google e Yahoo foram advertidos pelo FTC a respeito da diferenciação entre resultado pago e regular
Meio & Mensagem
27 de junho de 2013 - 4h58
O Federal Trade Comission (FTC) advertiu nesta semana empresas de busca americanas a identificarem com mais precisão o que é resultado de busca e o que é anúncio. A discussão deve influenciar o Brasil, já que boa parte dessas empresas tem serviços populares também no País e eventuais mudanças de sistema costumam ser globais.
Principal órgão de proteção ao consumidor dos Estados Unidos, o FTC enviou uma carta às 24 principais empresas do setor exigindo que as empresas revisassem a formatação de anúncios. Entre os notificados estão o Google, a Microsoft (dona do buscador Bing) e o Yahoo.
Em comunicado, o FTC relata que tais empresas já eram orientadas sobre essa distinção num guia de padrão publicado em 2002, mas que o passar dos anos diminuiu essa preocupação. Uma atualização do documento foi enviada.
O novo texto enfatiza que as empresas precisam usar “dicas visuais, selos ou outras técnicas que efetivamente distinguem anúncios, no sentido de evitar que consumidores se enganem”. Acrescenta que essas distinções devem permanecer ativas em todas as plataformas relacionadas, como redes sociais e sites para dispositivos móveis.
A pauta ganhou força no ano passado, quando o FTC investigou uma denúncia de concorrentes contra o Google, acusado de beneficiar resultados de buscas relacionados a compras conforme seus acordos comerciais, sem levar em consideração os melhores resultados para o usuário. Num comunicado publicado na terça-feira, 25, o Google reforçou que “a indicação clara e diferenciação de resultado pago é importante e nós sempre lutamos para fazer isso enquanto nossos produtos evoluem”.
Apesar da advertência, o FTC não apontou nenhum buscador como um provável transgressor do guia de padrão.
Compartilhe
Veja também
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo
Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa
Estudo realizado pela Hibou aponta, ainda, que 64% do público admite já ter deixado de assinar algum serviço de conteúdo