Campanha do Meio & Mensagem incentiva doações
No mês do aniversário, veículo convida mercado a impulsionar doações para o Instituto Helena Florisbal comprar e distribuir cestas básicas
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Valeria Contado
4 de maio de 2021 - 17h16
A pandemia de Covid-19 aumentou os indicadores sociais de fome no Brasil. O fechamento do comércio durante a segunda onda abalou a situação econômica de muitas famílias, já que muitos trabalhadores acabaram perdendo a sua fonte de renda. Tendo em vista essa situação, o Meio & Mensagem decidiu usar a sua campanha de aniversário de 43 anos para incentivar o mercado a fazer doações em prol da compra de cestas básicas. Os valores iniciam a partir de R$ 30 e as doações podem ser feitas escaneando o QR Code da campanha, completando a realização de um Pix que vai diretamente para a conta do Instituto Helena Florisbal (IHF), parceiro do projeto.
Para Marcelo Sales Gomes, presidente do Meio & Mensagem, poder aproveitar posição da empresa no mercado para convidar as pessoas a participarem dessa ação é uma forma de ampliar as doações e de ajudar mais gente. “Entendemos a posição do Meio & Mensagem na indústria, como um hub onde todo mundo acaba se encontrando, então, se pudermos usar essa força para envolver mais gente nesse movimento, o resultado será muito maior”, afirma.
José Francisco Queiroz, diretor de planejamento do instituto, explica que, em seus pouco mais de oito anos, o IHF atende cerca de 34 instituições que auxiliam crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e idosos. Para 15 delas as doações são feitas em forma de alimentos e cestas básicas. “Essa ação que o Meio & Mensagem está nos propiciando ajudará a tornar o IHF mais conhecido. Isso, para nós, é um ponto muito importante”, explica. Para o diretor, essa ação ajuda a ampliar o alcance e a alavancar as doações e os trabalhos que foram prejudicados durante a pandemia. “Quando o mundo vive uma pandemia, é uma hora em que todos precisam se ajudar”, completa Marcelo.
Como parte da estratégia de comunicação, o Meio & Mensagem convida os profissionais do mercado a divulgarem o material da campanha, desenvolvida pela Artplan. A ação, 100% integrada, inclui banners no site, e-mail marketing e social media que levam o público a uma landing page. Nessa página, o usuário consegue escolher qual material deseja usar e baixar a campanha para compartilhar em sua própria rede. A campanha teve início com uma carta que foi enviada junto com a edição especial de aniversário do Meio & Mensagem, que começou a circular no dia 19 de abril, em que a empresa convidava os seus assinantes a participarem do movimento de doações.
Alessandro Bernardo, diretor executivo de criação da agência, foi o responsável pela coordenação do projeto. O criativo explica que a ideia de integrar o momento de doações com a ideia de fazer uma campanha de aniversário foi um dos desafios da agência. Outro ponto importante da estratégia de comunicação foi o convite ao mercado. A intenção, segundo Bernardo, era fazer com que as empresas, que sempre são as protagonistas no Meio & Mensagem, retribuíssem isso divulgando a campanha. “Foi assim que achamos um jeito, mantendo o tom e a importância, sem dispersar, fazendo com que as pessoas doassem e ajudassem a divulgar a campanha de doação”, explica Alessandro.
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