Assinar

CIA abre contas no Twitter e no Facebook

Buscar

CIA abre contas no Twitter e no Facebook

Buscar
Publicidade
Mídia

CIA abre contas no Twitter e no Facebook

Atitude do serviço de espionagem americano é simbólico em tempos de forte questionamento sobre transparência


9 de junho de 2014 - 10h58

“Não podemos confirmar ou tampouco negar que este seja nosso primeiro tweet.” Com este trocadilho, a CIA – a agência central de inteligência americana – abriu sua conta oficial no Twitter. E também uma página no Facebook.

Inaugurada na sexta, 6, a conta do Twitter já tem mais de 580 mil seguidores e o post em questão já foi retuitado mais de 278 mil vezes. O segundo tweet, “Obrigado pelas boas vindas! Estamos ansiosos por compartilhar ótimo conteúdo #sigiloso com vocês”, também foi um sucesso, com 13,7 mil retuitadas 15,4 mil curtidas.

O primeiro tweet faz piada com a resposta padrão da CIA há muitos anos, quando questionada por jornalistas a respeito de informação secreta. A expressão “Não podemos confirmar ou tampouco negar” (“we can neither confirm nor deny”, em inglês) ficou historicamente conhecida como “A resposta Glomar”. Remete a uma operação secreta da agência envolvendo a remoção de um submarino nuclear russo encalhado em águas do fundo do Pacífico, em 1974.

No Facebook, a CIA já conta com 34 mil fãs. Na rede de Zuckerberg, a agência começou a publicar conteúdo mais “sério”. Incluindo um post em homenagem aos 70 anos do Dia D e uma extensa lista de regras de comentários e moderação. A entidade também abriu contas no YouTube e no Flickr.

A atitude é emblemática em tempos nos quais o governo americano enfrenta fortes questionamentos sobre seus serviços de inteligência. Suas outras principais agências, o FBI e a NSA – protagonista das polêmicas envolvendo os dados vazados por Edward Snowden – já possuíam suas respectivas contas. 


Do Meio & Mensagem

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro

  • CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix