Assinar

Criptomoeda do Facebook tem parceiros como Visa e Uber

Buscar

Criptomoeda do Facebook tem parceiros como Visa e Uber

Buscar
Publicidade
Mídia

Criptomoeda do Facebook tem parceiros como Visa e Uber

Com previsão de lançamento em 2020, Libra promete transações via smartphone a baixo custo e estabilidade


19 de junho de 2019 - 12h36

Carteira digital vai permitir o envio de Libras pelo smartphone (Crédito: Reprodução)

O Facebook divulgou nessa terça-feira, 18, detalhes sobre a criação de sua criptomoeda, a Libra. A novidade estará disponível para todos os usuários que possuem smartphone e conectividade com a internet e deverá permitir operações financeiras como compras, saques e transferências entre consumidores e empresas, em diferentes lugares do mundo.

Apesar de ser capitaneado pelo Facebook, diversas empresas, de diferentes segmentos, fazem parte do projeto. Juntas, formam a Associação Libra. Entre os integrantes estão Visa, Mastercard, Uber, Andreessen Horowitz, Coinbase, eBay, PayPal, Stripe, Spotify, Lyft, Vodafone e Mercado Pago.

Para viabilizar o projeto, a plataforma criou a Calibra, uma subsidiária responsável por oferecer os serviços financeiros que darão acesso à moeda e sua rede. O primeiro produto anunciado pela nova empresa é uma carteira digital que será disponibilizada nos aplicativos da plataforma e vai permitir o envio de Libras por meio de smartphone de maneira imediata e a baixo custo. O lançamento do serviço é previsto para o primeiro semestre de 2020.

De acordo com o Facebook, a ideia é que a moeda também possa ser usada em aplicativos de terceiros e pontos físicos de troca. A Libra foi pensada para escapar da volatilidade de outras criptomoedas e promete estabilidade semelhante à de moedas físicas como dólar e euro. Sem entrar em detalhes, o Facebook prometeu lastrear a Libra num fundo formado por ativos e moedas estáveis.

O grupo aponta o cenário de altas taxas para operações financeiras e empréstimos como um obstáculo a ser enfrentado pela plataforma. Sobre a segurança de transações, a Calibra deverá adotar procedimentos de proteção à privacidade semelhantes às de um banco comum. O Facebook esclareceu ainda que não vai dividir informações de usuários da Libra com a plataforma social ou outros parceiros sem o consentimento do cliente.

*Crédito da foto no topo:Rick Jo/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies