Assinar

Dia das Mães e Copa América estão no Hot Topics de maio

Buscar

Dia das Mães e Copa América estão no Hot Topics de maio

Buscar
Publicidade
Mídia

Dia das Mães e Copa América estão no Hot Topics de maio

Paula Fernandes, Abel Braga, Seleção Brasileira e RedeTV foram outras temas que geraram conversas no Facebook


19 de junho de 2019 - 6h00

Credito: Reprodução

O Dia das Mães foi, isolada, a conversa que mais engajou no Facebook em maio, segundo o Hot Topics, que analisa mensalmente os assuntos populares na plataforma. RedeTV, Paula Fernandes e, como sempre, futebol foram outros assuntos muito comentados no período. 

O Dia das Mães gerou debates principalmente na faixa etária intermediária de usuários da plataforma, mas principalmente entre perfis femininos. A cantora Paula Fernandes também foi um assunto que engajou mais mulheres, embora mais jovens. Em maio, a cantora lançou o single “Juntos e Shallow Now”, versão de uma canção de Lady Gaga que chamou a atenção, ente outras coisas, por colocar uma rima em inglês numa letra em português.

De modo geral, futebol foi um tema protagonista na rede social, particularmente entre homens mais novos. Embora só tenha começado de fato em 14 de junho, a Copa América esteve entre as principais conversas, uma vez que jogadores de diversos times brasileiros começaram a ser convocados por suas respectivas seleções. Algumas marcas, como GolBrahma e Mastercard, começaram a divulgar ações para o torneio já em maio. Além disso, os 23 representantes nacionais foram divulgados no dia 17 e boa parte iniciou o treino já no mês passado.

A seleção brasileira masculina esteve, também, entre as conversas principais. Há uma intersecção do escrete nacional com menções a Robert Pattinson. O ator, que ficou famoso na saga Crepúsculo, também foi escalado em maio, mas para um novo papel: protagonizar Bruce Wayne no The Batman, que será dirigido por Matt Reeves.

Ainda em futebol, muitas menções a Abel Braga, ex-técnico do Flamengo demitido em maio, e a Sidão, atleta do Vasco cuja atuação colaborou na derrota de seu time por 3 a 0 contra o Santos, em 15 de maio. Na ocasião, torcedores elegeram o goleiro o Craque do Jogo em eleição espontânea promovida pela Rede Globo. A votação, uma ironia por parte dos telespectadores, causou mal-estar e repercussão nas redes.

O Athletico Paranaense teve um mês bastante agitado em maio, jogando Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores — ganhando na ida, do Boca Juniors, na Arena, e perdendo na Bombonera — e Recopa, sofrendo nova derrota para um time argentino, o River Plate, num revés de 3 a 0 que lhe custou o título. Muitos torcedores não conseguiram acompanhar parte dos jogos, devido aos problemas na negociação de direitos, principalmente em TV aberta. As partidas da Libertadores foram exibidas, porém, no Facebook Watch, e a Recopa pelo DAZN.

A RedeTV, citada principalmente entre internautas mais velhos, de ambos os sexos, seguiu transmitindo futebol em maio, com jogos dos campeonatos italiano e inglês. Mas outros temas envolvendo o nome da emissora repercutiram, como a entrevista com Luiz Inácio Lula da Silva que, apesar de gravada, a RedeTV decidiu não veicular; e a brincadeira que o programa Mega Senha, apresentado por Marcelo de Carvalho, fez com o deputado Eduardo Bolsonaro, que obrigou o político, um histórico inimigo do PT, a falar o nome de Lula muitas vezes.

Entre as marcas que mais geraram conversas em maio, estiveram Fanta, Haribo, Starbucks, Trivago e Volkswagen Amarok. Veja a seguir o gráfico com os principais assuntos:

O Hot Topics é uma ferramenta do Facebook IQ, área de insights do Facebook, que indica as principais conversas na plataforma social, mensalmente. Os dados gerados são apresentados segundo os vetores de idade e sexo, separados por temas: Marcas e Produtos, Entretenimento, Esportes, Comidas e Bebidas, Feriados e Eventos e Pessoas. Não são consideradas conversas em torno de política e religião. Sua análise oferece um panorama dos assuntos que mais repercutiram e também ajuda na visualização de tendências sobre o comportamento do consumidor.

Publicidade

Compartilhe

Veja também