Dia Internacional da Mulher (conectada)
Data comemorativa é aproveitada para lançamento de portais de conteúdo com foco no estilo e na mentalidade das mulheres brasileiras do século XXI
Data comemorativa é aproveitada para lançamento de portais de conteúdo com foco no estilo e na mentalidade das mulheres brasileiras do século XXI
Bárbara Sacchitiello
8 de abril de 2012 - 2h59
Um dia é pouco para celebrar a magnitude da participação das mulheres no cenário da indústria da comunicação brasileira. Além de espectadoras assíduas e ávidas por informação e de difusoras em potencial de conteúdo e de tendências, as mulheres vêm ganhando um patamar ainda mais prestigioso no atual quadro da economia brasileira. São elas, na grande maioria das vezes, quem batem o martelo a respeito dos produtos e serviços que entram em seu lar e são consumidos por sua família. E é para elas, por conseguinte, que se voltam os grandes veículos que querem conseguir a dobradinha de sucesso de audiência e bom faturamento comercial.
Prova disso foi a grande movimentação, nesta semana, de novos projetos no ambiente da web. Tendo a semana da mulher como contexto, três portais mostraram, oficialmente, a sua cara e suas ideias ao mercado brasileiro, buscando ganhar a atenção das internautas e leitoras de diferentes idades e classes sociais.
A apresentadora Eliana escolheu justamente o Dia Internacional da Mulher – celebrado nesta quinta-feira, 8 – para apresentar ao mercado publicitário o portal DaquiDali, hospedado no Terra. Estruturado sob a imagem e prestígio que a apresentadora conquistou em mais de 23 anos de carreira, o portal reúne informações e dicas de beleza, moda, saúde, carreira, família e outros temas para as novas mulheres que lutam diariamente para conciliar uma rotina cada vez mais atribulada.
“Há mais de dois anos eu venho me empenhando na realização e estudos de pesquisas para saber quais informações essas mulheres querem e precisam. A ideia desse portal nasceu disso e também da minha longa relação com essas mulheres, com quem eu já me comunico há muito tempo”, explica Eliana. Ela conta que, em seu primeiro mês no ambiente da web (uma vez que o portal foi colocado no ar em fevereiro) o DaquiDali já conseguiu atingir dois milhões de visitantes únicos.
Com a exposição do novo canal ao mercado, a apresentadora espera que esses números rapidamente cresçam. “As mulheres estão muito presentes na internet e têm o poder de decisão de compras. Acredito que isso, associado ao fato de contarmos com um conteúdo informativo útil, variado e a presença de bons colunistas seja um grande atrativo ao mercado e tenha uma boa audiência”, projeta ela.
Não é apenas a empresária e apresentadora do SBT que percebeu o potencial das leitoras e consumidoras brasileiras. Na noite dessa quinta-feira, 8, o UOL celebra, oficialmente, o lançamento de seu novo canal, o UOL Mulher. “Na verdade, nós sempre produzimos muito conteúdo para o público feminino, mas ele não era organizado em um único canal e espaço. O que fizemos, agora, foi agrupar todas essas reportagens, fotos, textos e informações a fim de facilitar o acesso por parte do público feminino. Sabemos que nossa audiência feminina se interessa por todos os assuntos do portal, como política, esportes, economia e outros. Mas queremos dar um tratamento especial aos temas mais específicos do mundo das mulheres”, esclarece Enor Paiano, diretor de publicidade do portal UOL.
Segundo o executivo, essa nova organização do conteúdo também visa facilitar o espaço dos anunciantes que queiram se comunicar com o público feminino. O UOL Mulher já entra no ar com dois cotistas fundadores – Nivea e Unilever (com a marca Hellmann’s) e pretende abrir espaço para diversos formatos publicitários. De acordo com dados do Ibope fornecidos por Paiano, o UOL possui uma audiência média mensal de 13,5 milhões de mulheres.
Também no embalo do Dia do Mulher, o site norte-americano Jezebel fez seu desembarque oficial na internet brasileira. Com grande sucesso nos Estados Unidos (país em que registra uma média de oito mil visualizações por mês), o portal, que foi adquirido pela empresa brasileira °F451, pretende manter o seu espontâneo e bem-humorado, com uma abordagem parcial e objetiva, defendendo ideias e expondo conceitos acerca da realidade feminina.
Para celebrar sua chegada ao público brasileiro, o Jezebel escolheu, como mote, colocar em discussão o atual papel da mulher nas diferentes esferas sociais e questionar se, de fato, a ala feminina tem motivos para comemorar o seu dia.
Canal Mulher
De olho na enorme fatia de mulheres da Classe C, o jornal Extra, do Rio de Janeiro, foi mais um veículo que aproveitou a data para lançar na web o Canal Mulher, um espaço dedicado a temas como filhos, saúde, trabalho, beleza, moda, amor, comportamentos e todos os demais assuntos comuns nas rodas de conversas femininas. O canal entrou no ar nessa quinta-feira, 8 de março.
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