Downlícia: As estratégias por trás da influência culinária
Considerado como um dos jovens mais promissores do Brasil, presente na lista Forbes Under 30, Gabriel Bernardes se destacou fazendo receitas na internet
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Valeria Contado
20 de julho de 2022 - 13h12
Com 26 anos, o influenciador e empreendedor Gabriel Bernardes se destaca nas redes sociais fazendo receitas e trabalhando com grandes marcas do setor culinário. O jovem já alcançou mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e está perto dos 400 mil no Instagram. Conhecido como Downlicia, ele já foi considerado um dos empreendedores mais promissores do Brasil, figurando na lista Forbes Under 30. Ao Meio & Mensagem, o influenciador falou sobre sua carreira.
Desde pequeno, Gabriel já gostava de estar na cozinha, e tinha o ímpeto de ajudar a mãe, Martha Aparecida Rodrigues Bernardes, que trabalhava fora. “Quando eu era pequeno, comecei a mexer na cozinha, escondido da minha mãe. Com 10 anos, fazia sanduiches, café da manhã para a minha irmã, e minha mãe me dava bronca”, conta.
Esse traço sempre fez parte da sua personalidade e, posteriormente, acabou virando profissão. Com vídeos na internet, ensinando receitas simples, o que Downlícia gosta mais de fazer é reproduzir receitas que descobre em restaurantes e, principalmente, que gosta de consumir.
A paixão pela culinária fez com que Gabriel abrisse sua própria empresa de brigadeiros, também chamada Downlícia. Há cinco anos, com uma food bike, e o auxílio de sua empresária, a irmã Carolina Bernardes de Lima, frequenta eventos corporativos levando os seus produtos.
Como parte da jornada de empreendedor, a família está procurando expandir o negócio e trazer mais pessoas com deficiência para trabalhar na food bike e frequentar os eventos com Gabriel. “As vezes tem dois eventos no mesmo dia e horário. Ainda temos dificuldade de encontrar pessoas com deficiência para trabalhar na Downlícia”, explica a mãe, Martha.
Gabriel e sua família não enxergam a representatividade de seu conteúdo como uma forma de luta. O criador de conteúdo conta que escolheu um caminho mais leve para trabalhar temas relevantes e poder demonstrar sua autonomia.
Foi assim que ele começou a produzir conteúdo na internet, em 2017. A intenção era mostrar as coisas do dia a dia que ia aprendendo, como dar um laço no cadarço do tênis ou fazer um café. “No começo, eu queria mostrar a minha autonomia”, explica.
Então vieram as receitas, uma forma de se conectar com as pessoas. Principalmente durante a pandemia, momento em que Gabriel passou a sentir muita falta da agitação dos eventos, seus conteúdos se voltaram ao que ele realmente gostava de fazer. “Minha mãe me ajudava e hoje faço sozinho. Faço miojo, feijoada, arroz, salada, omelete”, diz.
No começo, a família não entendia essa produção de conteúdo como uma forma de trabalho, mas como mais um modo de mostrar as conquistas de Gabriel, além de produzir algo que ele se sentia à vontade em fazer.
Os vídeos com receitas rápidas e dancinhas renderam ao influenciador contratos com marcas importantes no cenário gastronômico e o status de primeira pessoa com Síndrome de Down a ser embaixador de 4 marcas multinacionais: Bis e Oreo (Mondelez), Fórmula Natural Fresh Meat (Adimax) e H2o (Ambev). Atualmente, ele é parceiro da Oreo e de Activia.
O desempenho de Gabriel à frente de seus negócios também fez com que ele fosse convidado a dar uma aula no Taste of São Paulo para passar sua experiência a outros jovens, ensinando a fazer os famosos brigadeiros, carros-chefes da Downlicia. “Ensinei a fazer brigadeiro de pistache, de bacon. Eu gosto de dar aulas! Coloquei minha roupa de chefe e falei com o pessoal”, conta. Gabriel explica, ainda, que durante a aula, contou sobre seus planos para a empresa, sobre o empreendimento com a food bike e em como o seu trabalho o ajuda a pagar as contas da casa.
Todo esse esforço de Gabriel e sua família renderam a ele a indicação para figurar na lista Under 30 da Forbes. A nomeação de Downlicia deixou Martha e Carol orgulhosas da trajetória e do caminho que ele abriu para outras pessoas. “Sempre incentivamos o Gabriel a sonhar o que ele quisesse. Incentivamos ele a trabalhar e ir atrás do que ele acredita”, diz a empresária.
E para ele, foi um marco importante figurar na lista da Forbes. “Foi uma honra por ser uma inspiração para outros jovens. Fiquei orgulhoso. Adorei me ver na revista”, comenta.
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