Eletromidia e JCDecaux se unem para padronizar métricas
Iniciativa OpenMetrics é baseada em sensores e dados de teles com o objetivo de modernizar o setor
Eletromidia e JCDecaux se uniram com o objetivo de criar padrão único de métricas para o mercado de mídia out-of-home (OOH).

Da esq. para dir.: Artur Martins, gerente de projeto de dados de marketing da JCDecaux; Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia; Silvia Ramazzotti, diretora de marketing e dados da JCDecaux; Ana Celia Biondi, diretora-geral da JCDecaux; e Heitor Estrela, diretor de produto e growth da Eletromidia (Crédito: Divulgaçao)
Denominada OpenMetrics, a iniciativa visa criar modelo transparente e comparável de métricas para alavancar o investimento estratégico no setor e acelerar a modernização.
Atualmente, o OOH concentra 12% do investimento publicitário, conforme o Cenp-Meios.
A OpenMetrics definirá as métricas com base em sensores instalados nos equipamentos de mídia e dados de operadoras de telefonia.
Dessa forma, o estabelecimento das métricas unificadas se dará ao longo dos próximos anos.
Segundo as empresas, esse é um trabalho contínuo.
Agências, plataformas de mídia programática e associações integrarão comitê independente que deve consolidar e validar a metodologia.
Novos integrantes
Novos integrantes da iniciativa também serão avaliados pelo comitê com base em critérios técnicos.
De fato, o comitê está em formação e deve ser anunciado em 2026, assim como os parceiros de tecnologia.
A falta de padronização das métricas do OOH é vista como um dos desafios que agências e anunciantes enfrentam ao investir no meio e obter resultados que comprovem a eficácia da mídia.
A JCDecaux já contava com iniciativa com esse propósito.
Em 2018, com a Clear Channel e a Otima, a empresa lançou o Mapa OOH Live.
Porém, em setembro deste ano, a JCDecaux optou por pausar o projeto por conta da compra da Clear Channel pela Eletromidia.
A Otima já havia saído do projeto quando foi adquirida pela Eletromidia, em 2021, a qual não integra o grupo.
Conforme a JCDecaux, o futuro do Mapa OOH Live deve ser anunciado no próximo ano.
Atualmente, o Mapa OOH Live conta com 18 associados.
O projeto também se baseia em dados de sensores.
