Mídia

Eletromidia e JCDecaux se unem para padronizar métricas

Iniciativa OpenMetrics é baseada em sensores e dados de teles com o objetivo de modernizar o setor

i 16 de dezembro de 2025 - 15h10

Eletromidia e JCDecaux se uniram com o objetivo de criar padrão único de métricas para o mercado de mídia out-of-home (OOH).

Eletromidia e JCDecaux se unem por métricas padronizadas no mercado

Da esq. para dir.: Artur Martins, gerente de projeto de dados de marketing da JCDecaux; Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia; Silvia Ramazzotti, diretora de marketing e dados da JCDecaux; Ana Celia Biondi, diretora-geral da JCDecaux; e Heitor Estrela, diretor de produto e growth da Eletromidia (Crédito: Divulgaçao)

Denominada OpenMetrics, a iniciativa visa criar modelo transparente e comparável de métricas para alavancar o investimento estratégico no setor e acelerar a modernização.

Atualmente, o OOH concentra 12% do investimento publicitário, conforme o Cenp-Meios.

A OpenMetrics definirá as métricas com base em sensores instalados nos equipamentos de mídia e dados de operadoras de telefonia.

Dessa forma, o estabelecimento das métricas unificadas se dará ao longo dos próximos anos.

Segundo as empresas, esse é um trabalho contínuo.

Agências, plataformas de mídia programática e associações integrarão comitê independente que deve consolidar e validar a metodologia.

Novos integrantes

Novos integrantes da iniciativa também serão avaliados pelo comitê com base em critérios técnicos.

De fato, o comitê está em formação e deve ser anunciado em 2026, assim como os parceiros de tecnologia.

A falta de padronização das métricas do OOH é vista como um dos desafios que agências e anunciantes enfrentam ao investir no meio e obter resultados que comprovem a eficácia da mídia.

A JCDecaux já contava com iniciativa com esse propósito.

Em 2018, com a Clear Channel e a Otima, a empresa lançou o Mapa OOH Live.

Porém, em setembro deste ano, a JCDecaux optou por pausar o projeto por conta da compra da Clear Channel pela Eletromidia.

A Otima já havia saído do projeto quando foi adquirida pela Eletromidia, em 2021, a qual não integra o grupo.

Conforme a JCDecaux, o futuro do Mapa OOH Live deve ser anunciado no próximo ano.

Atualmente, o Mapa OOH Live conta com 18 associados.

O projeto também se baseia em dados de sensores.