Cenp-Meios: mercado movimenta R$ 19,4 bilhões até setembro
Em 2025, agências que compõem o painel reportam alta de 9,07% em comparação com o mesmo período do ano passado

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Entre os meses de janeiro a setembro deste ano, o mercado publicitário brasileiro direcionou R$ 19,4 bilhões para compra de mídia, o que indica um crescimento de 9,07% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados, divulgados nesta quinta-feira, 11, fazem parte do painel do Cenp-Meios, composto por informações enviadas por 329 agências de publicidade, de diversas regiões do Brasil.
Até junho deste ano, no painel anterior divulgado pelo Cenp-Meios, as agências já haviam reportado um valor acumulado de R$ 11,93 bilhões em compra de mídia. A expectativa da indústria era realmente de que esse montante crescesse, uma vez que, historicamente, o segundo semestre costuma ser o período de maior movimentação publicitária na mídia brasileira.
Para efeito comparativo, entre janeiro e setembro do ano passado, o Cenp-Meios havia reportado um montante de R$ 17,8 bilhões em compra de mídia.
De acordo com Luiz Lara, presidente do Cenp, o resultado do painel dos primeiros nove meses de 2025 confirma a expansão contínua do mercado publicitário brasileiro e reforça o movimento observado ao longo dos últimos trimestres.
“Mesmo em um cenário macroeconômico marcado por incertezas, a publicidade segue avançando de forma sólida”, pontua Lara, em comunicado.
Internet e OOH se destacam
No detalhamento da distribuição das verbas publicitárias entre os meios, a Internet, que já vinha nos últimos paineis em ritmo contínuo de crescimento, ultrapassou o meio TV, considerando a soma entre as verbas da TV aberta e TV paga.
Entre janeiro e setembro de 2025, de todo o montante investido em compra de mídia reportado pelas agências que compõem o Cenp-Meios, 41,5% ficaram com a Internet. Em valores absolutos, a Internet angariou R$ 8,066 bilhões em compra de mídia.
A Televisão, considerando tanto os canais abertos quanto os pagos, aparecem na vice-liderança, com movimentação de R$ 7,843 bilhões – o que corresponde a 40,3% do bolo publicitário.
Separadamente, a TV Aberta angariou o montante de R$ 6,124 bilhões enquanto a TV paga movimentou R$ 1,718 bilhões.
No relatório, também é destaque o crescimento da mídia Out-Of-Home, que movimentou um total de R$ 2,360 bilhões em termos de investimento publicitário.
Esse valor fez o share do OOH subir de 11,9%, em junho, para 12,1% ao final de setembro.
O Rádio manteve o share de 4% de participação no bolo publicitário, com movimentação de R$ 778 milhões no período de janeiro a setembro.
Na sequência, aparecem o Jornal (movimentação de R$ 274 milhões e participação de 1,4%; Revista (investimentos de R$ 64,252 milhões e share de 0,3%) e Cinema (movimentação de R$ 60,823 milhões e share de 0,4%).