Expulsão no BBB: como foi a reação dos patrocinadores
Cobradas pelo público, marcas não se manifestaram nas redes sociais, mas monitoraram o episódio da agressão junto à Globo para dar uma resposta à audiência
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Bárbara Sacchitiello
15 de fevereiro de 2022 - 19h13
Mais uma vez, as discussões provocadas pelo Big Brother Brasil, o reality da Globo de maior audiência e de maior repercussão do País, excedem as temáticas de jogo e da disputa pelo prêmio milionário que regem a competição. Nesta terça-feira, 15, a emissora anunciou a eliminação da atriz Maria, participante do grupo Camarote da atual temporada do reality, por motivo de agressão.
Na dinâmica exibida ao vivo na noite de segunda-feira, 14, Maria acabou batendo com um balde na cabeça de Natália, do grupo Pipoca, ao jogar água na participante. A dinâmica do jogo da discórdia consistia em fazer os brothers classificarem os demais participantes de forma negativa e, caso seu argumento fosse aprovado pelos demais, teriam o direito de molhar o adversário com um balde com água.
O movimento agressivo da participante gerou repercussão imediata nas redes sociais, com as pessoas pedindo a expulsão de Maria, uma vez que uma das principais regras do programa é o veto a qualquer tipo de agressão física. Na própria edição do programa, ao vivo, o apresentador Tadeu Schmidt questionou Natália sobre o episódio e a participante respondeu que havia percebido a agressividade do gesto, mas que estava bem. Pouco antes das 13h da tarde desta terça-feira, 15, cerca de 13 horas depois da realização do jogo da discórdia, a Globo chamou Maria ao confessionário e a comunicou da expulsão. Em nota, a emissora disse que “após análise das imagens da dinâmica do jogo da discórdia, de ontem, dia 14, constatou-se uma agressão da participante (Maria) a Natália e, segundo as regras, a atriz e cantora foi desclassificada.”
E os patrocinadores?
Desde o momento em que a cena do jogo da discórdia foi exibida na TV, as pessoas recorreram às redes sociais para cobrar não apenas uma atitude da Globo, mas também dos patrocinadores do reality, que tem, em 2022, seu recorde de marcas participantes (foram 11 cotistas principais, que fecharam parceria com a Globo antes do programa entrar no ar, garantindo um faturamento de cerca de R$ 700 milhões, além de outras marcas que apoiam as dinâmicas e ações na casa).
Os perfis de marcas como Avon, Americanas, PicPay, Seara, Downy, Coca-Cola e outras empresas relacionadas ao BBB receberam comentários do público, questionando se as marcas apoiariam a agressão. Até o momento da expulsão da participante – e mesmo depois – nenhuma das marcas patrocinadoras comentaram sobre o caso abertamente em suas redes sociais.
Conversas privadas
De forma privada, porém, os patrocinadores e as demais marcas associadas ao BBB conversaram bastante entre si, e com a Globo, para acompanhar os desdobramentos do caso, de acordo com informações apuradas pela reportagem. Não houve uma pressão, por parte desses anunciantes, para que a Globo tomasse a decisão de desclassificar a participante, mas as marcas esperavam que uma resposta fosse dada ao público o quanto antes, já que as pessoas seguiam cobrando por uma postura das marcas nas redes sociais.
Diante da decisão da Globo, as marcas patrocinadoras adotaram a postura de não falar diretamente do episódio da expulsão. Todos os acontecimentos da casa são acompanhados e debatidos por esse grupo de marcas envolvidas no programa, já que as dinâmicas do jogo – e a rápida reação das redes sociais – acaba colocando, também, os patrocinadores no foco de algumas crises.
Em outras ocasiões, quando os acontecimentos da casa também excederam a dinâmica do jogo e geraram debates fora do programa, algumas das marcas envolvidas chegaram a se posicionar publicamente a respeito dos acontecimentos no reality.
Na edição do ano passado do BBB, cujo período inicial foi marcado por várias tensões e brigas entre os participantes, a Amstel chegou a promover uma dinâmica na casa para ressaltar a importância de conceitos como tolerância e respeito. A Avon também abordou o assunto e chegou a promover uma live com Lucas Penteado, participante que desistiu do jogo após ter sido alvo de várias críticas dos demais brothers, para também falar sobre saúde mental, tolerância e bem-estar. No dia da eliminação da cantora Karol Conka, cujo comportamento na casa foi reprovado pela maior parte do público – fazendo com que a artista deixasse a casa com mais de 99% de rejeição – a Avon chegou a fazer postagens em suas redes sociais para alertar o público de que as questões do jogo deveriam ficar restritas à disputa e que, uma vez fora da casa, a cantora não deveria sofrer discursos de ódio ou críticas excessivas por parte do público.
Episódio de A Fazenda
No ano passado, a postura dos patrocinadores do reality A Fazenda foi determinante para que a Record TV expulsasse o cantor Nego Borel da disputa. O público que acompanhava o programa pelo Play Plus apontou que o artista teria abusado de outra participante na casa, quando ela estava alcoolizada.
Os seis patrocinadores da atração – Seda, Aurora, Banco Original, A,bev, Americanas e TikTok – usaram suas redes sociais ou emitiram comunicado para dizer que repudiavam qualquer tipo de violência contra a mulher e salientar que esperavam providências em relação ao caso. Após essas manifestações, a Record TV comunicou que Nego do Borel havia sido desclassificado da competição.
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