Facebook supera Orkut no Brasil
Maior rede social do mundo ultrapassa o serviço do Google em mais de 1,5 milhão de visitantes
Maior rede social do mundo ultrapassa o serviço do Google em mais de 1,5 milhão de visitantes
Padrão do site
18 de janeiro de 2012 - 5h19
O Facebook, maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de usuários, assume a liderança do segmento de social networking no Brasil, com 36,1 milhões de visitantes em dezembro do ano passado. No mesmo período, o Orkut, que era a rede social mais popular no País, registrou 34,4 milhões de visitantes. Os dados são da empresa de medição comScore e reafirmam os números do Ibope Nielsen Online que, em setembro do ano passado, divulgou que o Facebook já havia passado o Orkut: na ocasião, o instituto informou que o Facebook tinha 30,9 milhões de brasileiros cadastrados ante os 29 milhões do Orkut (leia mais aqui).
Procurado por este veículo, o Google não quis comentar o dado. Por meio da assessoria de imprensa, o Facebook respondeu que não comenta a pesquisa da comScore e afirma que, oficialmente, a rede tem 30 milhões de usuários ativos no Brasil. Em entrevista ao Meio & Mensagem, edição de 9 de janeiro deste ano, o vice-presidente do Facebook para América Latina, Alexandre Hohagen, diz que são 30 milhões de usuários. Já o site Social Bakers contabiliza 35 milhões de pessoas cadastradas e coloca o Facebook como o quarto país no ranking global, atrás dos EUA, Indonésia e China (leia mais sobre o Facebook na entrevista de Alexandre Hohagen ao Meio & Mensagem).
Conforme a comScore, o crescimento do Facebook no ano passado foi de 192%. A rede triplicou de tamanho. Com toda essa expansão, o Orkut, contudo, ainda conseguiu aumentar sua própria audiência em 5%. Outra rede social, o Windows Live Profile, da Microsoft, ficou em terceiro lugar, com 13,3 milhões de visitantes (expansão de 13%), seguida pelo microblog Twitter, com 12,5 milhões de visitantes (40% de crescimento). Ainda, Vostu e Tumblr crescera, 338%, para 4,9 milhões de visitantes, e 206%, para 4 milhões de visitantes, respectivamente. O estreante Google + atraiu 4,3 milhões de visitantes em dezembro do ano passado. Combinados, o Orkut e o Google + atraíram 34,9 milhões de visitantes e, mesmo assim, ficaram atrás do Facebook. Finalmente, a rede social profissional LinkedIn figura entre os sites sociais mais visitados, com 3,1 milhões de visitantes.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King