Folha muda política de comentários
Somente os assinantes do jornal poderão comentar livremente no site; para os demais leitores, estão liberados 20 textos por dia
Somente os assinantes do jornal poderão comentar livremente no site; para os demais leitores, estão liberados 20 textos por dia
Bárbara Sacchitiello
29 de janeiro de 2013 - 9h14
Nesta terça-feira, 29, a Folha anunciou algumas mudanças na política de comentários de seu site. De acordo com a publicação, a partir desta data, somente os assinantes do jornal terão acesso a comentar quantas notas desejarem. Para os demais leitores, porém, houve uma certa limitação e maior moderação dos comentários.
De acordo com a publicação, qualquer leitor (não-assinante) poderá comentar até 20 textos publicados no site da Folha, por dia. Essas reportagens, porém, serão pré-selecionadas pela redação, que escolherá quais textos serão abertos para a interatividade com os leitores naquele dia. Nessa regra estão incluídas todas as reportagens, de todas as editorias, e também as colunas do jornal. Somente os blogs são exceção, uma vez que são moderados pelos próprios autores.
De acordo com a Folha, a medida foi tomada para melhorar a qualidade dos comentários e para evitar questionamentos do Ministério Público Federal e Estadual por conta de mensagens de leitores postadas no site. Segundo o jornal, mesmo com a adoção de vários filtros, alguns tipos de comentários continuam sendo polêmicos e, algumas vezes, alvo de questionamento da Justiça pelo seu teor.
Para embasar sua decisão, a Folha usa como exemplo a política adotada pelo The New York Times, nos Estados Unidos, que disponibiliza somente alguns textos do dia para serem comentados pelos leitores. A publicação ainda diz a questão dos comentários é um problema que afeta jornais de todo o mundo e que o alto volume de mensagens (mais de 5 mil por dia, no caso da Folha) torna impossível uma prévia moderação de tudo o que é postado pelos leitores.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo