Fundo investe ? 2 mi na Piano Media
Plano de expansão global da companhia ganha aporte de fundo de investimentos ligado à Cisco
Plano de expansão global da companhia ganha aporte de fundo de investimentos ligado à Cisco
Meio & Mensagem
17 de abril de 2012 - 12h47
A empresa eslovaca Piano Media anunciou hoje o aporte de € 2 milhões feito pela 3TS Capital Partners, um fundo de investimentos com foco no Leste e Centro Europeu capitaneado pela Cisco. O investimento acelera os planos de expansão da empresa, anunciados em janeiro pelo Meio & Mensagem, que tem como foco a oferta de um modelo de assinatura de conteúdo digital que engloba vários produtores de mídia, jornais sobretudo, mesmo concorrentes. O modelo é semelhante ao oferecido pelas operadoras de TV paga.
A empresa começou a atuar no ano passado na Eslováquia e conseguiu a adesão de quatro jornais diários (Pravda, o maior jornal do pais, além de SME, HospodáÅ™ské e Dennik Sports), as revistas Týždeň e PC Revue, além dos portais de vídeos e notícias MeToo.sk, TVJoj e Medialne. O usuário paga, na Eslováquia, € 2,90 (R$ 6,62) ao mês. A assinatura anual tem 20% de desconto sobre o valor mensal. A adesão na Eslováquia levou a empresa a expandir sua atuação para a Eslovênia. A função da Piano Media é oferecer aos veículos o suporte tecnológico, a plataforma de integração entre os vários websites, bem como a operação contábil.
O modelo de negócios – inovador, porque o paywall unifica as bases de conteúdo e paga proporcionalmente ao acesso dos usuários – prevê que 30% do faturamento fica com a Piano, 40% para o veículo no qual o usuário fez a assinatura e os outros 30% são divididos entre os associados de acordo com a navegação dos assinantes. De acordo com Tomáš Bella, CEO da Piano Media, a receita gerada pela taxa de assinatura coletiva está no mesmo patamar do investimento de um entre os dez maiores anunciantes de cada veículo que adota o sistema. A empresa está em negociação com mercados de outros 11 países europeus e espera lançar o sistema em dois ou três países ainda neste ano.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital