Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming
Fusão entre a rede mexicana e o grupo do mercado hispânico dos Estados Unidos foi avaliada em US$ 4,8 bilhões
Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming
BuscarFusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming
BuscarFusão entre a rede mexicana e o grupo do mercado hispânico dos Estados Unidos foi avaliada em US$ 4,8 bilhões
Meio & Mensagem
15 de abril de 2021 - 17h00
A rede de televisão mexicana Televisa e o grupo de mídia Univision, com sede nos Estados Unidos e dedicado à produção de conteúdo hispânico, uniram seus negócios para criar o maior player global de produção de mídia em língua espanhola, a Televisa-Univision.
Em comunicado a respeito da negociação, a Televisa anuncia que irá convergir seus pilares de mídia, conteúdo e produção com a da Univision, unindo a biblioteca de conteúdo para alimentar as plataformas televisivas, digital e de streaming.
O total do acordo é avaliado em US$ 4,8 bilhões no total, sendo US$ 3 bilhões e dinheiro, R$ 1,5 bilhão em ações da Univision e US$ 0,3 bilhão provenientes de outras fontes. Segundo o comunicado, a transação foi parcialmente financiada por um investimento preferencial de US$ 1 bilhão, liderado pelo SoftBank Latin America Fund, que contou com a participação de ForgeLight, Google e The Raine Group.
Em 2020, a Televisa produziu mais de 86 mil horas de conteúdo dos gêneros de esportes, drama, jornalismo, comédia, games, realities, musicais, filmes, variedades e projetos educacionais. A rede mexicana é composta por canais abertos, 27 canais de TV paga, o estúdio de cinema Videocine e o serviço de conteúdo sob demanda Blim TV.
Já a Univision é detentora das redes de TV Univision e UniMás, nove redes de TV paga em espanhol, 61 estações de TV 59 estações de rádio. A empresa atua no mercado hispânico dos Estados Unidos e também em Porto Rico.
Streaming
A empresa resultante da fusão pretende explorar as oportunidades do streaming em língua espanhola. “O mercado de língua espanhola, que representa cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo, e um PIB agregado de cerca de US $ 7 trilhões, é significativamente mal atendido de uma perspectiva de streaming em relação a outros mercados importantes”, diz o comunicado das duas empresas.
A Televisa-Univision será liderada por Wade Davis, CEO da Univision. Alfonso de Angoitia assumirá o cargo de presidente-executivo do conselho de administração da companhia e Marcelo Claure, CEO do SoftBank Group Internacional, será vice-presidente do conselho administrativo.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital