Assinar

Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming

Buscar

Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming

Buscar
Publicidade
Mídia

Fusão entre Televisa e Univision mira atuação no streaming

Fusão entre a rede mexicana e o grupo do mercado hispânico dos Estados Unidos foi avaliada em US$ 4,8 bilhões


15 de abril de 2021 - 17h00

(Crédito: Rawpixel/Unsplash)

A rede de televisão mexicana Televisa e o grupo de mídia Univision, com sede nos Estados Unidos e dedicado à produção de conteúdo hispânico, uniram seus negócios para criar o maior player global de produção de mídia em língua espanhola, a Televisa-Univision.

Em comunicado a respeito da negociação, a Televisa anuncia que irá convergir seus pilares de mídia, conteúdo e produção com a da Univision, unindo a biblioteca de conteúdo para alimentar as plataformas televisivas, digital e de streaming.

O total do acordo é avaliado em US$ 4,8 bilhões no total, sendo US$ 3 bilhões e dinheiro, R$ 1,5 bilhão em ações da Univision e US$ 0,3 bilhão provenientes de outras fontes. Segundo o comunicado, a transação foi parcialmente financiada por um investimento preferencial de US$ 1 bilhão, liderado pelo SoftBank Latin America Fund, que contou com a participação de ForgeLight, Google e The Raine Group.

Em 2020, a Televisa produziu mais de 86 mil horas de conteúdo dos gêneros de esportes, drama, jornalismo, comédia, games, realities, musicais, filmes, variedades e projetos educacionais. A rede mexicana é composta por canais abertos, 27 canais de TV paga, o estúdio de cinema Videocine e o serviço de conteúdo sob demanda Blim TV.
Já a Univision é detentora das redes de TV Univision e UniMás, nove redes de TV paga em espanhol, 61 estações de TV 59 estações de rádio. A empresa atua no mercado hispânico dos Estados Unidos e também em Porto Rico.

Streaming
A empresa resultante da fusão pretende explorar as oportunidades do streaming em língua espanhola. “O mercado de língua espanhola, que representa cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo, e um PIB agregado de cerca de US $ 7 trilhões, é significativamente mal atendido de uma perspectiva de streaming em relação a outros mercados importantes”, diz o comunicado das duas empresas.

A Televisa-Univision será liderada por Wade Davis, CEO da Univision. Alfonso de Angoitia assumirá o cargo de presidente-executivo do conselho de administração da companhia e Marcelo Claure, CEO do SoftBank Group Internacional, será vice-presidente do conselho administrativo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies