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Futebol fragmentado: a proposta de negócios multiplataforma da LFU

Presidente da liga e CEO do Fortaleza, Marcelo Paz fala sobre a primeira rodada de negociações em ligas no Brasil


3 de fevereiro de 2025 - 6h01

Fortaleza, clube de Marcelo Paz, é um dos que estão na divisão da LFU (Crédito: João Moura/FEC)

Fortaleza, clube de Marcelo Paz, é um dos que estão na LFU (Crédito: João Moura/FEC)

Neste ano de 2025 passa a valer o novo acordo de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, a principal competição nacional organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Com essa configuração, os clubes – especialmente os das Séries A e B – se dividiram em dois grupos para a comercialização dos direitos de transmissão. O primeiro deles é a Liga Brasileira de Futebol (Libra), que inclui Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. Esse grupo comercializou os direitos, em sua totalidade, para a Globo na TV aberta e por assinatura.

Um segundo grupo, a Liga Forte União (LFU), que inclui Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco, optou por uma negociação multiplataforma, em parceria com a LiveMode – agência criadora do canal CazéTV e responsável pelas negociações do Paulistão.

A LFU vendeu os seus seis jogos por rodada em três pacotes. O primeiro é de co-exclusividade, com 38 jogos para Record, Google (através da parceria de YouTube e CazéTV) e Premiere.

O segundo pacote mantém a exclusividade de um jogo por rodada para Prime Video, streaming da Amazon. Por fim, a negociação com a Globo, anunciada nessa sexta-feira, 31, com exclusividade de quatro jogos por rodada.

Essa negociação gerou à Liga Forte União o valor de R$ 1,7 bilhão por ano. Antes disso, os valores giravam em torno de R$1,1 bilhão, segundo dados apurados pela reportagem.

Com exclusividade ao Meio e Mensagem, Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza Esporte Clube, explica como foi a concepção desse pacote e como enxerga o futuro do futebol brasileiro.

Projeto Multiplataforma

“O processo de negociações foi um trabalho coletivo realizado pelos clubes, que na origem se uniram junto com seus investidores e assessores, que trabalharam com empenho e profissionalismo numa venda centralizada. Esse trabalho passou pela estruturação de um processo competitivo, que atraiu os maiores e mais importantes grupos de mídia do Brasil e do mundo. E o resultado foi um aumento extraordinário de receita para os clubes da LFU”.

“A estratégia adotada pela LFU para o novo ciclo de direitos de transmissão, além de promover um aumento significativo no valor dos direitos de transmissão, nos abriu um novo modelo de distribuição que equilibra alcance e exclusividade. Essa estratégia atraiu um número maior de players, gerando uma concorrência saudável em cada segmento, aumentando o retorno para os clubes”.

Novo cenário para o futebol

“Será um cenário novo tanto para os detentores quanto para os patrocinadores e torcedores. Terá um período de adaptação, mas as boas notícias vão prevalecer, já que teremos um aumento de jogos em plataformas abertas, todos os jogos disponíveis para os torcedores e diferentes formas de transmitir, gerando mais opções para os espectadores escolherem onde preferem assistir”.

“Vejo os nossos parceiros (Record, Google, Amazon e Globo) usando os direitos adquiridos para alavancar significativamente os seus negócios no Brasil nos próximos cinco anos. E vejo outros players globais e nacionais, que participaram deste ciclo, mas que não adquiriram direitos, ganhando confiança no trabalho que os clubes estão fazendo e no valor dos direitos”.

Um futuro em liga unificada

“O avanço e o crescimento do futebol brasileiro estão diretamente ligados a uma liga unificada e esse é o nosso grande projeto conjunto. As negociações recentes realizadas pela Liga Forte União mostraram que há um enorme interesse no futebol brasileiro e um potencial gigante de aumento de receita como o realizado pela LFU. Entendemos que temos todas as condições de alavancar ainda mais as receitas do futebol brasileiro com a formação da liga unificada”.

“Esse é o melhor caminho para o futebol brasileiro crescer, evoluir e se tornar uma grande potência no cenário mundial, com uma liga entre as top 3 do mundo. Temos todos os elementos postos para a construção de uma Liga Única, e já estamos trabalhando nesta direção”.

As ligas do futebol brasileiro
Libra (12 times)
Série A
Atlético-MG
Bahia
Flamengo
Grêmio
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Red Bull Bragantino
São Paulo
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Vitória
Série C
ABC
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Série A
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