Geração Z troca buscadores por redes sociais

Buscar

Geração Z troca buscadores por redes sociais

Buscar
Publicidade

Mídia

Geração Z troca buscadores por redes sociais

Levantamento da Capterra mostra que 37% da geração Z prefere realizar buscas online em redes sociais


16 de maio de 2023 - 16h34

geração z e buscadores

(Crédito: Phoenix-1319-shutterstock)

Mais do que conteúdo rápido, as redes sociais também são vistas como fonte de informação. Um levantamento da Capterra revelou que a Geração Z (37%) foi o principal grupo que deixou de usar buscadores e passaram a utilizar mais as redes sociais para fins de pesquisa.

O estudo ouviu 1.033 brasileiros em fevereiro deste ano. Ao contrário daqueles que fazem parte da Geração Z, apenas 12% dos baby boomers migraram de buscadores tradicionais para as novas plataformas. No geral, 58% da amostra faz uso de ambas as ferramentas para pesquisar online. Majoritariamente, as pesquisas são feitas via smartphone (68%).

Ainda que 64% dos respondentes tenham mantido seus hábitos de busca nos últimos dois anos, 25% afirmaram ter intensificado a atividade neste sentido dentro das mídias sociais. Na contramão, 11% passaram a utilizar mais os buscadores. 35% responderam que, de fato, preferem usar somente motores de busca. Só 7% disseram usar exclusivamente redes sociais.

No que diz respeito à frequência de buscas, 78% fazem pesquisas mais de cinco vezes por dia. Outra parcela (30%), realiza buscas de cinco a dez vezes diariamente. Quase metade (48%) o fazem mais de dez vezes ao dia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • OpenAI deve lançar ferramenta de busca para competir com o Google

    OpenAI deve lançar ferramenta de busca para competir com o Google

    Espera-se que o serviço seja integrado ao ChatGPT, extraia informações da web e inclua citações em suas respostas

  • Paramount está em negociações para possível compra pela Sony

    Paramount está em negociações para possível compra pela Sony

    Com a aquisição, Sony e a Apollo planejariam desmembrar a empresa de mídia, leiloando propriedades como CBS, MTV e o streaming Paramount+