Globo em 2024: novo reality show de música e Domingão estendido

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Globo em 2024: novo reality show de música e Domingão estendido

Em evento para o mercado publicitário companhia apresentou novidades na programação para o próximo ano e lançamentos em formatos publicitários


20 de outubro de 2023 - 7h26

(Crédito:: Globo/ Bob Paulino)

Nesta quinta-feira, 19, a Globo subiu ao palco para mais uma edição de seu Upfront, evento tradicional entre os grupos de mídia para apresentar os formatos comerciais e novidades na programação. Dois conceitos marcam a estratégia da Globo em 2024: contexto e TVs conectadas.

Com o objetivo de estruturar uma narrativa sobre os seus diferenciais na corrida pela atenção do usuário, a companhia destacou a força do seu conteúdo e o retorno da publicidade contextualizada.

“O mercado de publicidade não é mais sobre encontrar os melhores espaços”, definiu Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, em entrevista ao Meio & Mensagem. “O que potencializa o resultado é quando você o faz de maneira contextualizada ao que o usuário decidiu assistir”, acrescenta a executiva.

Do streaming ao PDV

Nesse cenário, para completar o portfólio de formatos comerciais, a grupo lançou o Binge Ads, pensado para o hábito de maratonar séries no streaming. Os anúncios serão apresentados entre um episódio e outro da atração apresentada.

O marketplace Gama, que apesar de ser uma propriedade do Grupo Globo já integrava o inventário de outros publishers, passará a oferecer o inventário digital e programático de alguns players de mídia out-of-home. A companhia também está desenvolvendo um modelo de atribuição que acompanha o impacto da TV Globo nas vendas em lojas físicas.

Canais Fast

Os canais fast também estão entre os investimentos do grupo de mídia a partir do seu acervo de conteúdo. Canais fast são canais de streaming gratuitos que oferecem programação suportada por anúncios.

Em fevereiro, a companhia deu o pontapé em sua aposta no modelo em uma parceria com a Samsung. Assim, nasceram o Receitas Fast, focado em culinária, e o GE Fast, para esportes. Além da Samsung TV Plus, os canais foram disponibilizados no Globoplay.

Agora, o ecossistema passará a contar com quatro novas opções no modelo Fast. Dois canais serão focados em novelas. Um dedicado ao acervo dos anos 1970 e outro para as tramas da década de 1980. Além do clássico “Vale a Pena Ver de Novo”, na TV aberta, o acervo de novelas é a base do Canal Viva, na TV paga, e vem fazendo sucesso no portfólio do Globoplay.

A Malhação que deixou a grade da emissora em 2021, após mais de 20 anos no ar, também terá um canal próprio, transmitindo suas temporadas. O quarto e último canal fast será voltado para as crianças com o original Detetives do Prédio Azul (DPA), lançado em 2012, que soma 18 temporadas.

Reality no segundo semestre 

No que tange conteúdo, um dos principais anúncios da emissora para 2024 é a criação de um novo reality que vai ocupar o segundo semestre. Segundo Manzar, essa era uma demanda também dos anunciantes.

Em 2023, o Big Brother Brasil – no primeiro semestre – encerrou sua temporada com 13 patrocinadores, um recorde para a atração, e mais de 40 marcas em cotas de participação e ações extras.

O novo reality, que ainda não tem nome e será um formato próprio e exclusivo da Globo, repete alguns elementos do BBB, como o confinamento e a transmissão diária. Porém, o tema central será a música.

“O território da música está cada vez mais fortalecido”, defende a diretora de negócios integrados em publicidade. A companhia vai manter sua aposta na transmissão dos festivais de música e terá conteúdos especiais para os 40 anos do Rock in Rio.

Outro evento que terá destaque na programação serão os Jogos Olímpicos de Paris, com fuso horário mais amigável para o público brasileiro e contexto de saúde mais estável que Tokyo 2020, quando a pandemia da Covid-19 ainda preocupava marcas e delegações.

A cobertura do Carnaval também será reformulada saindo do território do jornalismo e adotando uma proposta focada no entretenimento, com espaço para as marcas interagirem com o conteúdo.

Na TV linear, destaque para “Renascer”, uma releitura da trama exibida originalmente em 1993, que ocupará a faixa das 21 horas. Em 2024, o “Domingão com Huck” também terá faixa estendida e começará antes do futebol e volta ao ar depois do fim da partida.

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