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Mídia

Google inova os formatos dos links patrocinados

Uso de vídeos, destaques de ofertas de produtos, localização e rede social são algumas das novidades para o search


30 de agosto de 2012 - 11h25

O Google começou a agregar novos formatos aos já tradicionais links patrocinados e agora é possível – em alguns casos, ainda em fase beta -, adicionar um vídeo ao link, estampar ofertas de produtos e preços, localizar os lugares com mapas e direcionar o usuário para a rede social da empresa. “O mecanismo de busca é muito forte no mundo dos anúncios online e havia uma necessidade de inovar os formatos que o Google tem”, explica o gerente de produtos e soluções da empresa para América Latina, Michel Sciama.

Uma dessas novidades é o Media Ads, pelo qual, ao buscar determinado filme, o usuário terá de volta a página do link patrocinado com um vídeo que poderá ter, por exemplo, um trailer do filme procurado. Ou seja, o próprio anúncio online traz o vídeo, sem que o usuário tenha a necessidade de ir para outra página. Uma aplicação prática desse formato já está em uso pela rede Telecine, de canais pagos. Ao se buscar o filme “Piratas do Caribe”, o link patrocinado dos canais Telecine retornará com um trailer de um dos filmes da série. “Esse é um formato ideal para mídia de entretenimento”, afirma Sciama.

Um outro formato permite aos anunciantes exporem, já no link patrocinado, uma série de ofertas de produtos, com as respectivas ofertas, que remete o usuário diretamente a um produto de interesse, por exemplo. A Casas Bahia é exemplo dessa modalidade nos links patrocinados. Isso reduz o universo de busca e traz um retorno direto ao consumidor. Atrelado a esse tipo de formato, o Google pode adicionar os mapas de localização das lojas da rede, com o uso do Google Maps conforme a região em que se encontra o usuário.

A rede social do Google, o Google+, é outro exemplo de aplicação de novos formatos aos links patrocinados. São as Social Extensions, pelas quais as marcas que têm páginas +Pages no Google+ ganham mais visibilidade na busca. Ao se buscar informações de jornais e revistas (como O Globo e a Veja), um box lateral pode direcionar o usuário à página social, com dados do veículo, usuários Google+ e últimas postagens dos veículos.

Anúncios automáticos

Os Dynamic Search Ads, em fase beta, criam anúncios automaticamente para o usuário com base em informações da landing page (página de destino ou chegada). Com essa nova funcionalidade, as agências não precisam listar todas as palavras-chaves da campanha para figurar no leilão e aparecer no topo dos links patrocinados. O próprio mecanismo de busca do Google entendeu que determinado produto, serviço ou informação é relevante para o usuário, ainda que a busca não contenha exatamente todas as palavras-chaves, e cria o anúncio e o apresenta ao usuário no resultado da busca. “É um formato que simplifica o trabalho para o anunciante e a agência”, diz o gerente do Google.

O leilão de links é um mecanismo usado pelo Google para trazer a landing page ao usuário como retorno de uma busca de produtos, serviços ou conteúdo. “Para cada anúncio que aparece nas buscas, foi feito um leilão dinamicamente”, afirma Sciama. O executivo explica que os leilões levam em conta o ranking de posicionamento dos anúncios e o anunciante que quer aparecer entre as palavras-chaves digitadas pelo usuário deve, necessariamente, entrar nesses leilões. Os anunciantes, ou agências, dão seus lances e o Google avalia a relevância. “Não é apenas o lance em si que conta, e sim a relevância do anúncio para o usuário”, explica Sciama. O link patrocinado tem que fazer sentido para o resultado da busca.

Essas novidades nos links patrocinados já estão disponíveis para agências e anunciantes. Sciama diz que o Google tem um time responsável pelo relacionamento com as agências especificamente para treinar as pessoas nos novos formatos e tecnologias.

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