Jornais europeus adotam assinatura integrada
Empresa eslovaca implementa pay wall em jornais semelhante ao sistema da TV paga e expande sistema para Eslovênia
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Meio & Mensagem
23 de janeiro de 2012 - 12h31
Depois de quase um ano em operação na Eslováquia, sistema de assinatura de jornais semelhante ao modelo de negócios da TV Paga ganha a Eslovênia e se apresenta como uma alternativa para as dificuldades de circulação que os jornais europeus têm enfrentado. A fórmula é simples: reunir um grupo de jornais, revistas e portais que queiram cobrar por seu conteúdo, associá-los e cobrar apenas uma assinatura do usuário, que pode ler o conteúdo de todos eles. O sistema de cobrança entra em vigor na Eslovênia a partir da próxima segunda-feira, dia 30, quando nove editoras do país começam a oferecer seu conteúdo com paywall coletivo, inclusive o Delo, maior jornal do país.
A empresa responsável pela execução é a Piano Media, uma startup que lançou o projeto no ano passado na Eslováquia e conseguiu a adesão de quatro jornais diários (Pravda, o maior jornal do pais, além de SME, HospodáÅ™ské e Dennik Sports), as revistas Týždeň e PC Revue, além dos portais de vídeos e notícias MeToo.sk, TVJoj e Medialne. O usuário paga, na Eslováquia, € 2,90 (R$ 6,62) ao mês. A assinatura anual tem 20% de desconto. Na Eslovênia, o valor cobrado será de € 4,89 (R$ 11,16).
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Da receita total, 30% fica com a Piano, 40% para o veículo no qual o usuário fez a assinatura e os outros 30% são divididos entre os associados de acordo com a navegação dos usuários. “O que leitores mais gostam do sistema é que eles têm acesso a todo o conteúdo mas o seu dinheiro vai apenas para o veículo que eles realmente usaram em determinado mês”, afirma Tomáš Bella, CEO da Piano Media. “Estamos incentivando a competitividade entre as empresas”, completa (leia mais abaixo). De acordo com Bella, para maioria dos jornais que adotaram o sistema, a receita gerada pela taxa de assinatura coletiva está no mesmo patamar do investimento de um entre os dez maiores anunciantes de cada veículo. A empresa está em negociação com mercados de outros 11 países europeus e espera lançar o sistema em dois ou três países ainda neste ano. “Nosso foco é principalmente países pequenos ou médios”, diz.
“Não é mudar o modelo de negócio, mas introduzir um novo fluxo de receita”
Tomáš Bella é CEO da Piano Media, a start-up que vem, desde o ano passado, oferecendo a jornais um novo modelo de pagamento por conteúdo. Foi editor-chefe no jornal líder da Eslováquia, o Denník SME. É, também, professor de mídia online na Pan European University e membro do Conselho de Imprensa da República Eslovaca.
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