Nathalia Arcuri se torna a celebridade mais influente do Brasil
Apresentadora apareceu em primeiro lugar do ranking Most Influential Celebrities 2023 da Ipsos, seguida por Paolla Oliveira e Gisele Bündchen
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Meio & Mensagem
11 de setembro de 2023 - 16h34
A jornalista e apresentadora Nathalia Arcuri virou a celebridade mais influente do Brasil em 2023. Isso é o que revela a pesquisa Most Influential Celebrities da Ipsos. No ano passado, apresentadora e dona do canal do YouTube Me Poupe! aparecia em terceiro lugar, atrás de Gisele Bündchen e Iza, respectivamente.
No mais recente ranking, divulgado nesta segunga-feira, 11, a atriz Paolla Oliveira figura na segunda colocação, seguida de Gisele Bündchen, da chef Paola Carosella e do apresentador e atleta paraolímpico Fernando Fernandes. Ele é o único homem que aparece no top 5 do ranking.
A base do Most Influential Celebrities considera nove critérios para definir a celebridade mais influente do Brasil, cada um com um peso diferente na composição do índice de influência: Confiança e Credibilidade (19%), Modernidade e Conexão Jovem (19%), Sucesso (18%), Bom Exemplo (10%), Beleza (10%), Alegria e Carisma (9%), Engajamento e Causas Sociais ou Ambientais (6%), Diversidade (5%) e Hábitos Saudáveis (4%).
Nathalia Arcuri chegou ao primeiro lugar pelo bom desempenho, principalmente, em Confiança e Credibilidade, que analisa autenticidade, experiência e acessibilidade. Ela também mostrou boas pontuações no critério Sucesso, que olha para a seriedade, talento e trabalhos marcantes.
A chef Paola Carosella também obteve um bom desempenho em confiança e credibilidade. Já Paolla Oliveira e Gisele Bündchen se destacaram no critério Beleza. Por sua vez, Fernando Fernandes apareceu em primeiro lugar nos critérios Hábitos Saudáveis e Bom Exemplo.
De acordo com a responsável pelo estudo, Mariana Andrade, gerente sênior da área de Pesquisa de Criatividade e Comunicação da Ipsos, a evolução da pesquisa, desde a primeira edição de 2017, revela três tendências. A primeira é o crescimento do digital como canal de acesso às celebridades. A segunda é a busca por mais identificação, que se traduz em uma lista mais diversa. A terceira é a busca por relevância.
Dessa forma, para chegar mensurar a influência, a Ipsos considera a combinação do quanto cada celebridade: influencia muitas pessoas na decisão de compra, influencia a opinião de muitas pessoas, influencia na confiança de uma marca, influencia na credibilidade de uma marca e influencia na experimentação de uma marca ou produto.
Além dessa variável dependente, a mensuração conta com uma lista de mais de 40 atributos (variável independente) para então realizar as três seguintes análises: análise e correlação, análise fatorial e modelo de regressão JJ (Jeff W.Johnson).
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