No Rio e no Twitter, Papa arrasta multidões
Chegada do pontíficie em solo brasileiro gerou o maior volume de comentários na rede social no mês
Chegada do pontíficie em solo brasileiro gerou o maior volume de comentários na rede social no mês
Bárbara Sacchitiello
23 de julho de 2013 - 2h28
Em seu primeiro dia em solo brasileiro, o Papa Francisco já conseguiu seu primeiro milagre na mídia nacional. O volume de comentários referentes à chegada do pontíficie no País foi, em um dia, maior do que a media mensal de repercussão das atrações televisivas no Twitter, de acordo com o estudo TTV, feito pela Tuilux.
De todos os assuntos do universo televisivo comentados na rede social, 55,13% referiam-se ao Papa Francisco. A repercussão de sua chegada só não foi maior por conta de dois assuntos que também chamaram a atenção do publico nessa segunda-feira, 22: o nascimento do filho da duquesa Kate Middleton e do Príncipe William (que recebeu 8,33% dos comentários na rede social) e o perfil hackeado do portal G1 (responsável por 36,54% das repercussão de assuntos televisivos no Twitter). Mesmo assim, o Papa Francisco figurou nos Trending Topics da rede social durante todo o dia.
Apesar da forte repercussão, a presença do pontíficie no Brasil não foi vista com bons olhos pela maioria do publico da rede social. Segundo o TTV, boa parte das mensagens criticavam o fato de as emissoras de TV terem retirado sua programação do ar para mostrar a chegada do Papa, bem como rejeitaram o excesso de espaço dado nos telejornais e programas para falar do assunto.
A emissora que mais gerou repercussão pela cobertura do Papa no Brasil foi a Globo, seguida da Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV. Já a noite, o assunto misturou-se com a repercussão das manifestações realizadas no Rio de Janeiro. O publico criticou o pouco espaço concedido para os protestos nos telejornais.
No Facebook, Papa também é pop
Os brasileiros também usaram o Facebook para comentar sobre a chegada do Papa Francisco ao País. De acordo com levantamento feito pela rede social, os termos #papafrancisco, #bemvindo e #vaticano ficaram entre os mais postados na rede social.
O Facebook também mensurou o crescimento da postagem de algumas palavras relacionadas ao Papa e à Jornada Mundial da Juventude. Nesta segunda-feira, 22, a palavra “Francisco” foi postada 74 vezes mais do que no dia anterior, utilizado para efeito comparativo. O termo “católico” foi mencionado 68 vezes mais e “Papa”, 65 vezes mais.
As palavras “juventude”, “visita”, “Rio” e “fé” também foram amplamente utilizada pelos usuários brasileiros na rede social.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix