Mídia

Os melhores horários para postar nas mídias sociais

Pesquisa da Comscore mapeou as faixas que mais geram engajamento no Brasil, nas diferentes plataformas

i 18 de julho de 2025 - 6h01

horário mídias sociais

(Crédito: Shutterstock)

Todos os profissionais de mídia social e também os criadores de conteúdo se questionam a respeito da melhor forma de gerar engajamento com as postagens. Em uma tentativa de responder a essa questão, a nova edição do relatório State of Social, elaborado pela Comscore, procurou apontar quais são os períodos em que as plataformas digitais mais registram movimento.

De acordo com a empresa de monitoramento de conteúdo digital, baseada em um mapa de calor das redes sociais em maio deste ano, os horários que mais geram engajamento nas plataformas digitais do Brasil são dois: entre 11h e 14h e entre 18h e 21h (considerando o horário de Brasília).

Algumas redes sociais, contudo, tem faixas de horário diferentes que concentram mais engajamento. No X, por exemplo, o destaque fica para as faixas de 12h a 15h e, também, das 18h às 21h nos dias úteis.

Já no Facebook, o melhor horário para engajamento, segundo o estudo, é das 10h até as 14h e, depois, das 19h às 22h, principalmente aos domingos.

E o Instagram tem como horário mais nobre a faixa das 18h às 22h, todos os dias da semana.

A força do vídeo

O vídeo é o formato que mais gera engajamento e interações nas redes sociais na América Latina. Na região, entre todos os compartilhamentos realizados em plataformas digitais, 55% são de algum conteúdo em vídeo. O formato estático vem na sequência, com 45%.

Além de apontar o vídeo como o formato mais capaz de gerar engajamento, o estudo mostrou quais são as plataformas que lideram, em termos de visualização de vídeo.

O Instagram aparece em primeiro lugar, com 29,1% do volume total, seguido pelo YouTube (25,02%), Facebook (23,57%) e TikTok (14,43%).

A Comscore aponta que, no Brasil, esses dados se refletem pelo aumento expressivo do uso do Reels, do Instagram, que teve aumento de 49% em engajamento no País entre 2023 e 2024.

O TikTok também vem obtendo mais destaque nesse ambiente de consumo de vídeos. De janeiro a maio deste ano, a Comscore registrou um aumento de 27% no volume de vídeos publicados na plataforma.

A força dos criadores de conteúdo

De todas as interações realizadas no mundo no Facebook, Instagram, X e TikTok, no ano passado, 36% foram geradas por influenciadores, marcas ou veículos de comunicação, também de acordo com o relatório.

Isso evidencia, na visão da companhia, como o conteúdo vem sendo profissionalizado e a importância dos criadores, sobretudo, nas estratégias de comunicação das marcas.

A Comscore relatou que, no Brasil, esse engajamento nas redes sociais é liderado por perfis de criadores de conteúdo como Camila Loures, Lucas Rangel, Virginia Fonseca, Loud Coringa e Caio “Loud Caiox” Rocha, que se destacam principalmente no Instagram e no YouTube.

Já no Instagram e Facebook, foram citados como destaque, em termos de engajamento, os perfis do jogador Neymar Jr, do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Brino.

Figuras políticas também estão no topo do engajamento no X, com a Comscore citando, também, a conta de Jair Bolsonaro, bem como as de Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira.