Pacotes comerciais já garantem R$ 2,47 bi a Globo em 2020
Com a soma do futebol, Fórmula 1 e carnaval, emissora garante faturamento expressivo antes do ano começar; nem todas as cotas, porém, foram vendidas
Pacotes comerciais já garantem R$ 2,47 bi a Globo em 2020
BuscarPacotes comerciais já garantem R$ 2,47 bi a Globo em 2020
BuscarCom a soma do futebol, Fórmula 1 e carnaval, emissora garante faturamento expressivo antes do ano começar; nem todas as cotas, porém, foram vendidas
Bárbara Sacchitiello
4 de dezembro de 2019 - 6h31
O ano de 2019 ainda não terminou, mas a Globo já garantiu um percentual importante de seu faturamento de 2020 com a comercialização antecipada de alguns dos principais pacotes de comerciais das coberturas que irão permear sua grade ao longo do próximo ano.
A negociação antecipada dos projetos comerciais é uma estratégia comum na emissora. Com antecedência, a Globo costuma apresentar ao mercado os planos do futebol, Fórmula 1, Big Brother Brasil e carnaval, produtos e transmissões fixas de sua grade de programação. Desses projetos para o próximo ano, apenas o BBB ainda não foi comercializado com patrocinadores.
Com as cotas já vendidas do Futebol 2020, Fórmula 1 e Carnaval, a Globo iniciará 2020 com um faturamento garantido de R$ 2,471 bilhões. Esse valor corresponde a soma das seis cotas do pacote futebol, das cinco da Fórmula 1 e das quatro da cobertura do carnaval.Pelo futebol, considerado o mais valioso plano do mercado publicitário brasileiro, a Globo cobrou o preço de R$ 307 milhões por cada uma das seis cotas de patrocínios. Todos os parceiros comerciais de 2019 (Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo) renovaram para o próximo ano. A parceria contempla a inserção dessas marcas em todas as transmissões dos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais exibidos pela Globo, além dos amistosos da seleção brasileira.
Desistência de patrocinador e cotas vagas
O futebol foi o único dos grandes comerciais da Globo que teve a totalidade de cotas do plano comercializadas. Na Fórmula 1, outro importante produto esportivo da casa, a emissora chegou perto de ter uma renovação completa dos patrocinadores de 2019, mas a Net (Claro) desistiu e ficará de fora das competições do automobilismo no próximo ano.
Em relação ao carnaval, a Globo surpreendeu ao veicular, na última sexta-feira, 29, uma vinheta a respeito das transmissões da festa mais popular do País no próximo ano, revelando os quatro patrocinadores do Carnaval Globeleza 2020: Crefisa, Dorflex, Extra e Unilever, que estavam nas transmissões da folia em 2019, segue com a Globo no próximo ano. A quantidade de anunciantes ainda pode aumentar porque, de acordo com informações obtidas pela reportagem, o plano comercial do Carnaval contempla seis cotas de patrocínio, no valor de R$ 33,684 milhões cada.
Em 2019, cinco patrocinadoras participaram do carnaval da Globo. Além de Crefisa, Dorflex, Extra e Unilever, a Vigor também apoio a cobertura da festa na Globo. A marca, no entanto, não renovou para 2020. A Globo ainda pode preencher as duas cotas restantes do carnaval até fevereiro do próximo ano.
BBB 20
Dos principais planos comerciais do ano, a Globo ainda não têm definidos os patrocinadores do Big Brother Brasil. O plano comercial do reality show foi apresentado ao mercado publicitário em outubro e contempla seis cotas multiplataforma (que envolvem Globo + Multishow + digital). Cada uma dessas cotas têm preço de tabela de R$ 42,620 milhões. Para a edição de 2019, o valor cobrado foi de R$ 37,3 milhões por cota.
Na temporada de 2019, patrocinaram o BBB as marcas Burger King, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Faculdades Anhanguera, iFood, Johnson & Johnson (Sundown) e Mondelez. Pelo plano comercial da emissora há a possibilidade de as marcas adquirirem cotas avulsas, escolhendo apenas a TV aberta, por exemplo, ou as cotas integradas, garantindo a exposição na TV aberta, no Multishow e nas mídias digitais.
Os patrocinadores principais, no entanto, são apenas uma fatia do retorno comercial que o reality pode render a Globo. A inserção de ações de merchandising nas provas e festas acaba atraindo uma grane quantidade de marcas ao programa, o que pode ampliar as cifras da emissora.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King