Panini lança álbum do Brasileirão 2012
Até o final da semana, figurinhas estarão à venda e álbuns serão distribuídos pelos principais jornais do país
Até o final da semana, figurinhas estarão à venda e álbuns serão distribuídos pelos principais jornais do país
Meio & Mensagem
24 de julho de 2012 - 4h48
A partir da próxima sexta-feira, 27, a Panini lança em todo o País o álbum de figurinhas oficial do Campeonato Brasileiro 2012. Publicado anualmente, a edição atual reunirá informações especiais sobre os jogadores e oss 20 clubes da Série A e 20 da Série B de futebol em 501 cromos.
Em relação a 2011, o álbum apresenta uma série de novidades: primeiramente, as informações sobre os jogadores não estarão impressas nas páginas, como até então, mas sim nas próprias figurinhas. A ideia é que seja lançado, no decorrer da competição, um envelope especial de atualizações, com as transferências e substituições de atletas nas equipes, para que ao final do ano o álbum não esteja desatualizado.
As figurinhas estarão, ainda, em tamanho maior, e as da Série B têm recorte triplo – e não duplo, como no último ano. Além disso, o cromo número 0 será uma homenagem ao Rei do Futebol, Pelé, que estará representado pelo personagem Pelezinho, criado por Mauricio de Sousa. O cartunista ainda desenhou caricaturas de um craque de cada clube da Série A, que foram transformadas em figurinhas que também estarão no livro ilustrado.
Pelo segundo ano consecutivo, os colecionadores poderão ainda fazer um álbum virtual. Através de cartões que vêm junto com os pacotes de figurinhas, o público ganha uma senha de acesso que lhe dá três diferentes “cards virtuais” para completar sua coleção online. Agora em 2012, o projeto prevê que o site do álbum virtual funcione como uma rede social, onde será possível encontrar amigos, formar times, participar de quizzes e jogar contra outros internautas através de pontuações específicas do site.
De acordo com Vilson Manfrinati, assessor da divisão de futebol da Panini, a empresa está otimista em relação ao volume de vendas do álbum para este ano. “Nos últimos dois anos conquistamos um crescimento significativo com os álbuns de futebol e a expectativa é de que nossos índices aumentem ainda mais em 2012”, revela. Mandrinati acredita, porém, que o vencedor do Campeonato pode influenciar diretamente esses resultados. “Nós temos dois tipos de consumidores: o colecionador, que coleciona o álbum todos os anos com o objetivo de completá-lo, e os torcedores dos clubes que têm chances de conquistar o título, que enxergam o álbum como um registro da fase de seu time do coração”, conta.
Parcerias
Para a realização do projeto do álbum do Campeonato Brasileiro 2012, a Panini conquistou diversos parceiros e anunciantes. Além das marcas Itaú, Tim, Cola-Cola e do site Só Torcida, que podem ser vistas nas páginas da publicação, a SporTV atua juntamente com a Panini para a realização do Desafio de Torcidas, que estará disponível no site do álbum a partir do final de agosto. No mesmo mês, empresas como Unilever, Danone e BRFoods irão distribuir embalagens dos cromos colecionáveis juntamente com seus produtos; e finalmente o Hopi Hari oferece, nos pacotes de figurinhas, códigos para promoções em compras de passaportes para o parque de diversões.
Comunicação
Na divulgação do produto, a Panini irá investir em campanha criada pela MakPlan Promove, que inclui peças para TV aberta e fechada, rádio, internet, e ações PDV. Já o conteúdo para redes sociais será conduzido pela Simple Brasil. Além disso, no próximo domingo, 29 de julho, 20 dos principais jornais nacionais (como por exemplo O Estado de S. Paulo, Extra – RJ, Correio – BA, O Liberal – PA e Zero Hora – RS) irão distribuir em suas edições um exemplar do álbum, que terá também ações de sampling em escolas, cinemas, clubes e estádios de futebol.
A Panini também irá lançar, em setembro, os Flipix, discos metálicos estampados com os craques da competição para facilitar as tradicionais partidas de “bafo”. “Iremos apoiar e promover esse tipo de evento, criando campeonatos oficiais de ‘bafo’”, explica Manfrinati. Apesar disso, a empresa não tem planos de promover encontros oficiais para a troca de figurinhas repetidas. “Todo ano são realizadas inúmeras dessas reuniões, mas no momento não pretendemos patrocinar nenhuma delas. Todas as ações que acontecerem serão espontâneas”, afirma.
Compartilhe
Veja também
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo