Paramount quer expandir MTV Miaw para outros países

Buscar

Paramount quer expandir MTV Miaw para outros países

Buscar
Publicidade

Mídia

Paramount quer expandir MTV Miaw para outros países

Edição brasileira do prêmio de cultura pop e digital terá transmissão na África e em Portugal


26 de julho de 2022 - 6h00

Presente há nove edições no México e há cinco no Brasil, a premiação de cultura pop e digital MTV Miaw pode ganhar novas versões em países do sul europeu e do continente africano. Os primeiros passos serão dados na quinta-feira, 28, com a exibição do MTV Miaw Brasil em Portugal e em 15 países da Africa.

 

Edição de 2022 do MTV Miaw é apresentada pela atriz Camila Queiroz e o cantor Xamã (Crédito: Divulgação/Paramount)

Antes de trazer o MTV Miaw para o Brasil, o que ocorreu em 2018, a MTV enviou dois correspondentes brasileiros para cobrir o MTV Miaw México no ano anterior. De forma semelhante, desta vez a Paramount realiza a transmissão completa do show. Portugal, assim como alguns países africanos, foram eleitos pela proximidade linguística, já que português é uma língua em comum. Outro ponto de conexão é a proximidade cultural, principalmente musical, de alguns estilos africanos com o funk. Por isso, uma das surpresas do MTV Miaw Brasil 2022 é uma apresentação do artista Zakes Bantwini, da Africa do Sul, com um artista brasileiro no palco da celebração. O MTV Miaw México deste ano também foi transmitido para demais países, como Espanha, França e Itália.

Mais para frente, German Groba, VP sênior do MTV Entertainment Group para o Sul da Europa, América Latina, Oriente Médio e Africa, afirma que a intenção é ter colaborações de conteúdo entre os talentos da Paramount em todas essas regiões.

Essa também é a primeira vez que a premiação será transmitida gratuitamente no TikTok. Além da transmissão, o acordo inclui ativações, como uma câmera 360º que faz fotos em slow motion para as celebridades no tapete, e a categoria Hino do Ano, que elege a música mais bombada do ano. Antes disso, em 2020, a premiação foi transmitida no Facebook.

De acordo com o executivo, há uma sinergia entre atributos do TikTok e da MTV em relação ao digital e a música. “Nós começamos a pensar no DNA do prêmio, que tem muito a ver com o digital, e tanto TikTok e a MTV estão ligados a música, o que dá em um match perfeito. Muitos dos indicados são criadores de conteúdo que começaram no TikTok. Então, para nös gera uma parceria muita direta e casal perfeito”, coloca.

A Paramount também decidiu valorizar o AVOD Pluto TV. Ele transmitirá o Pink Carpet ao vivo nesta terça-feira, 26 nos canais MTV MIAW Pluto TV e MTV Pluto TV. Segundo Groba, o Pluto TV é a estrela do ecossistema Paramount. Uma versão editada será exibida na MTV Brasil na quinta-feira, 28.

Esta edição do MTV Miaw conta com patrocínio de L’Oreal, Samsung Galaxy A, Smirnoff Infusions, Spotify, TikTok e Tim.

German Groba, VP sênior do MTV Entertainment Group para o Sul da Europa, América Latina, Oriente Médio e Africa (Crédito: Divulgação/Paramount)

Ao Meio & Mensagem, German Groba explicou a estratégia de amplicação da marca MTV Miaw e onde vê a plataforma chegar a médio prazo.

Meio & Mensagem – Por que decidiram transmitir esta edição do MTV Miaw para Portugal e Africa?
German Groba – Nós fizemos uma reorganização dos mercados mundialmente — começamos em janeiro deste ano — e nossa região em particular é uma mistura de América Latina, Europa do Sul, África e Oriente Médio. Esses mercados estão dos dois lados do Oceano Atlântico, mas você vê que é evidente as muitas semelhanças culturais e trocas entre todos esses mercados. No caso de Portugal é evidente a similaridade [por conta da língua], mas no caso da África — e trabalho há três anos com a África –, você tem raízes culturais muitos similares e quando você ouve as músicas e artistas do brasil como funkeiros e outros de estilos mais populares da África é impossível não cantar e dançar porque são muitos parecidos. Nós queremos trazer proximidade às duas culturas. Estamos convencidos que há muita troca. Como chefe de conteúdo eu sou apaixonado pelas culturas e trazer as pessoas e culturas mais próximas e sempre fui aproximado pela diversidade e compartilhar a diferença. E com as plataformas que temos, o ecossistema Paramount e reorganização de mercados é uma das coisas mais felizes de fazer.

M&M – Em 2017, a então Viacom levou brasileiros para cobrir o MTV Miaw no México para os brasileiros e no ano seguinte a empresa trouxe a celebração para o País. O mesmo acontecerá com Portugal e países africanos?
Groba – Sim, Essa é a ideia. O primeiro passo é compartilhar com a audiência para que eles conheçam o formato e se encantem. E o segundo passo é ter no futuro próximo o Miaw nesses países.

M&M – Como as ativações de marcas patrocinadoras e apoiadoras evoluiu nessas cinco edições do evento?
Groba – Eu acho que a maior e o maior fator diferencial é que com as ferramentas digitais você pode fazer uma ativação tanto presencial quanto virtual. Fica muito mais interessante e não somente a interação da marca é desfrutada pela audiência física quanto os que assistem ao evento.

M&M – Qual é a intenção futura da Paramount com o MTV Miaw?
Groba – O plano de médio prazo é a expansão dos Miaw a pelo resto da nossa região de mercado. Naturalmente, enquanto os prêmios continuam crescendo eu não descarto a possibilidade de que que, finalmente, com o tempo eles irão evoluir para uma coisa mais global e que pode escalar a mais países fora a região que eu lidero, mas nunca se sabe. A audiência, como sempre, vai dizer.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok

  • Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Recursos estão sob guarda-chuva do Pinterest Ad Labs, novo programa de inovação da plataforma para marcas selecionadas testarem os protótipos