Quanto os brasileiros gastam com plataformas de streaming?
Instituição aponta que população tem despesas de até R$ 100 mensais e assinam, em média, duas plataformas de streaming
Quanto os brasileiros gastam com plataformas de streaming?
BuscarQuanto os brasileiros gastam com plataformas de streaming?
BuscarInstituição aponta que população tem despesas de até R$ 100 mensais e assinam, em média, duas plataformas de streaming
Meio & Mensagem
15 de agosto de 2024 - 17h11
Nos últimos anos, o streaming tomou conta dos hábitos de consumo de vídeo em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. Uma pesquisa do Serasa junto ao Instituto Opinion Box indica que o brasileiro tem, em media, duas assinaturas de plataformas.
O levantamento ouviu 2 mil brasileiros, dos quais 52% mulheres e 48% homens, de todas as regiões do Brasil: Sudeste (45%), Nordeste (25%), Sul (15%), Norte (9%) e Centro-Oeste (8%).
A pesquisa indica que 63% dos entrevistados preocupam-se com os gastos crescentes com tais serviços. Só neste ano, diversas plataformas como Disney+, Netflix e Paramount+ aumentaram os preços das assinaturas de seus planos.
Para fins de economia, 51% afirmaram que compartilham assinaturas com amigos e parentes. As taxas de compartilhamento são, no geral, mais baratas que as assinaturas em si. É o caso da Netflix, que cobra R$ 12,90 a mais para o compartilhamento de login e senha.
Apesar da variedade de plataformas e cobranças extras, a amostra apontou uma mudança de hábito impulsionada pelo consumo de conteúdo no streaming.
No geral, 39% afirmaram deixar de ir ao cinema dado o conforto de ver filmes por meio das plataformas de streaming. Ademais, 37% disseram que os custos da experiência aumentaram, já que envolve ingresso, deslocamento, alimentação etc.
O estudo do Serasa faz parte da campanha “Agosto infinito, mas o salário não”. A ação sugere desafios semanais aos consumidores para melhorar finanças ao longo do mês, popularmente conhecido por ser um dos mais longos do ano.
A instituição conta com Camila Azevedo, influenciadora e educadora financeira, que dá dicas para que as pessoas se planejem frente à nova realidade do consumo de mídia. Os vídeos estão disponíveis nos perfis do Serasa no Instagram, TikTok e Kwai.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King