Receitas amplia a produção multiplataforma para captar novos públicos
Plataforma que agrega conteúdo culinário dos canais Globo investe em podcasts, vídeos curtos e produções originais para combinar entretenimento às dicas gastronômicas
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Bárbara Sacchitiello
26 de julho de 2023 - 6h10
Desde dezembro de 2020, todas as receitas dos programas culinários da TV aberta, dos canais pagos e dos portais do Grupo Globo passaram a ficar abrigados na plataforma Receitas.
Mais do que facilitar ao público o acesso, por um único local, a uma ampla seara de conteúdo gastronômico, o Receitas vem procurando fazer uso de recursos multiplataforma para contemplar as diferentes relações do público com as panelas e temperos.
No ano passado, o conteúdo do Receitas chegou às smarTVs da Samsung por meio do Receitas Fast, canal gratuito disponibilizado nos aparelhos da fabricante.
Recentemente, a plataforma ampliou a seara de podcasts com o lançamento da série em áudio “De Raspar o Tacho”, que aborda particularidades da culinária brasileira.
“O Receitas está presente no dia a dia das pessoas em tudo que se relaciona à culinária e o podcast integra essa jornada de consumo, levando aquela conversa ao pé do ouvido, se fazendo presente na rotina das mais variadas formas”, explica Patricia Fontes, head de entretenimento digital do Receitas.
Na visão de Patricia, quanto mais um ecossistema de conteúdo for plural, mais ele terá chances de dialogar com o público e, por consequência, de atrair mais pessoas.
A head de entretenimento conta que, de início, a estratégia foi construir uma relação com a audiência televisiva ao concentrar, em um único portal, todas as receitas exibidas nos canais fechados da Globo e também na TV aberta.
Depois, o Receitas passou a investir em conteúdo original, com ideias de pratos feitos por chefs, influenciadores gastronômicos e também por celebridades.
Esse alcance, na visão de Patrícia, foi expandido com a integração das redes sociais do Nhac GNT aos canais digitais do Receitas no YouTube, Instagram, Facebook, Pinterest e, mais recentemente, no TikTok.
Nessa estratégia, ela conta que já foram produzidos, por ano, mais de 500 vídeos curtos originais, produzidos pelos Estúdios Globo.
“O interessante é que estamos em várias frentes, sempre com um canal próximo ao consumidor, mas, ao mesmo tempo, todos esses conteúdos convergem para o site do Receitas, otimizando a vida das pessoas na busca por informação”, acredita.
Chamar a atenção com conteúdo sobre culinária e gastronomia não é uma tarefa tão simples, já que são diversas as opções de sites, canais e aplicativos que oferecem ao público as mais diversas para o preparo de pratos.
Na visão da head do Receitas, entre os elementos que acabam contribuindo para criar um diferencial da plataforma estão a qualidade de produção e capacidade de distribuição multimídia.
Além disso, aponta, está o fato de o grupo contar com talentos reconhecidos no segmento culinário, como Ana Maria Braga, Claude Troisgros, Paola Carosella, Rita Lobo, Rodrigo Hilbert, Felipe Bronze e outros.
“Estamos sempre atentos à jornada do consumidor, tanto no desenvolvimento quanto na distribuição dos conteúdos, que estão cada vez mais personalizados e adequados aos interesses do nosso público”, diz Patricia.
Como exemplo, ela cita o lançamento, neste mês, do e-book “Alma de Cozinheira”, com as 30 receitas que foram ao ar no programa homônimo apresentado por Paola Carosella, no GNT.
Com os vídeos, podcasts, conteúdos curtos e produções originais do Receitas Fast, a plataforma procura levar, aos anunciantes, opções de inserções comerciais customizadas.
Para o restante do ano, a plataforma pretende voltar seu olhar a tendências do segmento, como vegetarianismo e veganismo, bem como nas dicas de usos de utensílios domésticos, como airfryer e panela de pressão, além de mais conteúdos ao estilo “Faça Você Mesmo”.
A head antecipa, ainda, que a plataforma Receitas terá projetos especiais desenvolvidos para datas comemorativas, como Dia dos Pais, Halloween e festas de fim de ano.
Além disso, todo o conteúdo das novas temporadas de The Taste Brasil, Tempero de Família, Alma de Cozinheira além das estreias de Que Bel Pizza e Panelaço, estará disponível no site, redes sociais e no aplicativo Receitas.
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