Assinar

Revista Imprensa comemora 25 anos

Buscar
Publicidade
Mídia

Revista Imprensa comemora 25 anos

Para celebrar o aniversário, publicação promove seminário e homenageia José Hamilton Ribeiro


10 de setembro de 2012 - 8h28

Lançada logo após o fim da ditadura militar, a revista Imprensa foi uma das primeiras iniciativas no mercado editorial brasileiro com o objetivo de debater o trabalho do próprio jornalismo. Depois dos anos de repressão, tortura e censura, nada era mais desafiante que discutir o papel dos jornalistas em 1987. “As redações estavam famintas do verdadeiro jornalismo”, lembra Sinval de Itacarambi Leão, editor executivo e um dos fundadores do título.

wraps

Em setembro, a publicação completa 25 anos da primeira edição, cuja capa, por meio de uma pesquisa, revelava que a maioria da população de São Paulo não acreditava nos veículos de comunicação. Segundo Itacarambi, a desconfiança imperava sobre a sociedade, para quem a imprensa publicava dados falsos para defender interesses pessoais. “Começamos a mostrar que estávamos lutando por uma atitude pública republicana, a favor da democracia”, lembra. Na edição especial de aniversário, Imprensa revisita o tema, por meio de uma pesquisa exclusiva feita pelo Ibope, e constata que o nível de confiança não aumentou nessas duas décadas e meia.

Para o editor executivo, a revista Imprensa alcança a maturidade editorial certa de ter cumprido o papel social em prol da democracia e continua contribuindo em discussões sobre o marco civil da internet, legislação dos meios de comunicação, direitos autorais e liberdade de expressão editorial e comercial, enumera.

Evento
Para comemorar o aniversário, Imprensa promove o seminário internacional Mídia.Jor, entre os dias 12 e 13, no Sesc Santana, em São Paulo. O evento vai reunir profissionais para discutir temas como convergência editorial, comunicação integrada e reportagem e edição.

Além dos painéis, o evento promove três grandes entrevistas e uma homenagem. O primeiro entrevistado será José Hamilton Ribeiro, repórter conhecido por seu trabalho na revista Realidade na cobertura Guerra do Vietnã, ocasião em que perdeu uma perna por ter pisado em mina terrestre. A repórter Neide Duarte, sua colega na Rede Globo, comanda a entrevista e logo em seguida Imprensa fará uma homenagem a Ribeiro. “É nossa homenagem a todos os repórteres brasileiros”, conta Sinval.

A segunda entrevista será comandada por Sônia Bridi, também da Rede Globo, que vai abordar o futuro da monetização da BBC, em entrevista com Lucio Mesquita, diretor de jornalismo regional da BBC West. O jornalista atua na emissora desde 1991, tendo contribuído para a criação da programação 24 horas de radiojornalismo do Serviço Mundial e da primeira coprodução de radiojornalismo da BBC em língua estrangeira.

Na última noite, o personagem do Grandes Entrevistas é David Rohde, colunista de assuntos internacionais da Reuters. Em entrevista conduzida por Roberto Cabrini, do SBT, Rohde falará sobre 15 anos que atuou no The New York Times e a cobertura da guerra no Afeganistão e Paquistão, que lhe rendeu um Prêmio Pulitzer. O seminário é patrocinado pela Rede Globo e tem apoio do SESC-SP, da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também