TikTok lança guias de orientação para pais e educadores
Plataforma pretende auxiliar na orientação de adolescentes sobre segurança digital e uso de redes sociais

(Crédito: Reprodução)
O TikTok apresentou nesta terça-feira, 10, em que é celebrado o Dia da Internet Segura, algumas iniciativas voltadas a ampliar a segurança dos adolescentes que fazem uso da plataforma.
A primeira delas é um guia voltado a professores, cujo objetivo é orientar sobre o letramento digital para adolescentes.
Com o nome de Guia de Educadores, o material, que será disponibilizado nos próximos dias, foi desenvolvido a partir de conversas com educadores e pretende oferecer ferramentas práticas sobre segurança digital.
O material conta, por exemplo, como dicas e atividades de letramento digital e para que os professores tenham condições de abordar, em sala de aula, temas como uso de redes sociais e segurança digital.
O Guia também traz um pôster que resume, em 4 passos, como deve ser a lógica dos adolescentes no ambiente das redes sociais: parar, pensar, decidir e agir. A proposta é ajudar os educadores a difundirem esses passos, assim como ampliar as informações sobre as ferramentas de segurança que o TikTok já oferece.
De adolescentes para adolescentes
Além do Guia para Educadores, o TikTok também apresentou as primeiras dicas provenientes de seu Conselho Global de Jovens, criado com a proposta de pensar melhorias e evolução da plataforma a partir das necessidades e do olhar dos próprios jovens.
Agora, a empresa elabora as primeiras dicas oriundas desse Conselho, com orientações para que os adolescentes selecionem suas interações e façam uso do TikTok de forma mais saudável e respeitosa.
Essas dicas são disponibilizadas na Central de Segurança para Adolescentes, mas também aparecerão na caixa de entrada dos usuários que fazem parte desse grupo.
Guia Familiar
No mercado brasileiro, especificamente, o TikTok também aproveita o Dia da Internet Segura para lançar a segunda edição da cartilha “Segurança Tamanho Família”.
O material pretende orientar pais, mães e responsáveis a respeito de orientação aos jovens em relação à vida no ambiente digital. O guia foi desenvolvido em parceria com a SaferNet Brasil.
A campanha de divulgação do Guia conta com a participação de criadores de conteúdo como Tadeu França, Fayda Belo, João Pedro Rangel e Marcos Tinôco.
