YouTube estreia canal Mais Vistos
Patrocinado pelo Itaú, novo canal oferece diversos filtros para listar os vídeos mais populares da rede
Patrocinado pelo Itaú, novo canal oferece diversos filtros para listar os vídeos mais populares da rede
Igor Ribeiro
25 de fevereiro de 2013 - 5h13
O canal Mais Vistos do YouTube já estava no ar desde outubro de 2012, porém discretamente, ainda que já fosse uma versão oficial (nada de “beta”). Somente nesse domingo 24 a nova ferramenta foi divulgada oficialmente. Banners e outras peças anunciam aos internautas o canal que apresenta os dez vídeos mais populares da rede, segundo filtros diversos.
No canal, é possível verificar os vídeos mais vistos, compartilhados, comentados e votados no dia da consulta ou no período de uma semana, um mês e um ano. Também é possível verificar dados gerais de popularidade segundo o local (Brasil, EUA, México, Reino Unido e global) e em 16 categorias, como animais, esportes e automóveis. Mais regiões e categorias deverão ser implantadas em futuras versões.
“A ferramenta é automática e seu conteúdo não tem curadoria nem intromissão de nossa equipe, vem automaticamente da API do YouTube”, explica Cinthia Assali, gerente de projetos na América Latina do The Zoo, agência interna do YouTube para estratégias de propaganda e marketing. A página ainda conta com o botão “Mude!”, que escolhe filtros aleatórios para o usuário, rankings sobre as cidades em que os vídeos estão mais populares e informações sobre tempo e temperatura.
O projeto levou um ano de desenvolvimento, numa troca constante que também envolveu o Itaú, patrocinador do canal, e sua agência, a DM9DDB. Só da parte do Google, mais de 45 pessoas, de diversos departamentos, se envolveram no projeto, incluindo equipes do exterior – todo projeto do portal deve ter potencial de implantação global antes de ser aprovado localmente.
Leia na edição impressa do Meio & Mensagem, nº 1548, a íntegra da reportagem, com outros depoimentos de Cinthia, além de Thiago Machado, diretor de negócios para finanças, auto e turismo do Google; Eduardo Trancanella, superintendente de marketing do Itaú; e Fábio Saad, diretor de mídia online da DM9DDB.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix