13 A 16 DE JANEIRO DE 2024 | NOVA YORK - EUA

NRF

NRF 2024: Tendências para um varejo cada vez mais dinâmico

A NRF é o maior evento de varejo mundial e deve trazer grandes insights sobre perspectivas e tendências emergentes no varejo para 2024


14 de janeiro de 2024 - 11h19

Começar o ano imerso no maior evento de varejo do mundo é incomparável. A NRF tem início nos próximos dias e estou certo de que, assim como nos anos anteriores, esta edição será uma vitrine essencial para capturar grandes ensinamentos frente a um varejo cada vez mais dinâmico para atender às demandas dos consumidores e às transformações tecnológicas. Já estou em Nova Iorque para acompanhar o evento e mal posso esperar para compartilhar as minhas descobertas. Por ora, gostaria de antecipar minhas expectativas e dividir tendências que devem ser o centro das discussões nesta edição.

O evento neste ano acontece sob o tema “Make It Matter”, ou “Faça Com Que Isso Importe”, propondo uma reflexão acerca da importância de priorizar o individuo por trás do profissional. Nesse sentido, há de concordarmos que gerar conversas sobre reconhecer experiências individuais e acolher a vasta diversidade de habilidades e personalidades contribui para um mercado mais inclusivo, humano e pautado em promoções de bem-estar e produtividade.

Além disso, embora amplamente reconhecido pelo setor varejista, acredito que podemos esperar uma evolução neste ano, contando com ainda mais participantes, desde executivos de grandes varejistas, como John Furner, presidente e CEO do Walmart, e Linda Li, chefe de ativação de clientes e marketing da H&M, até importantes players no ramo de pesquisas, como Sucharita Kodali, VP e analista da Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado. Só por esses nomes já é possível prever que seremos prestigiados com grandes cases, dados inéditos e tendências para o varejo.

Inteligência artificial e o comportamento do consumidor

Se há um assunto em evidência nos últimos anos é o da inteligência artificial. Com todo o hype, é de se esperar que o tema esteja no centro de muitos debates da NRF, com destaque para grandes empresas apresentando soluções inovadoras baseadas nesta tecnologia. Prevejo discussões sobre a integração contínua da IA para compreender e antecipar os desejos do consumidor, além de insights importantes pautados em como a personalização alcançada moldará a experiência do cliente, fortalecendo laços emocionais e impulsionando o crescimento do varejo.

Experiência do cliente e lojas físicas

Não há como não esperar que a importância de gerar boas experiências para os clientes e a atenção à volta das lojas físicas ganhem espaço. Sobretudo neste pós-pandemia, em que acompanhamos uma revitalização destes espaços com o “shoppertainment” emergindo como protagonista. Ou seja, compras ligadas ao entretenimento. Isso significa que a experiência do cliente, quando combinada com um misto de design, cultura e personalização, pode ser a chave para redefinir o papel do comércio físico no cenário varejista em 2024, resultando em momentos memoráveis e interessantes.

Embedded Finance e Retail Media

Por fim, quero destacar que as minhas expectativas para o evento estão direcionadas principalmente para apresentações sobre inovações que simplifiquem a vida do consumidor, especialmente por meio de ferramentas de pagamento ágeis, como o “Embedded Finance”, que deve ter destaque como uma tendência que transformará transações financeiras em experiências fluidas e intuitivas. Outro tema que deve aparecer consideravelmente é o “Retail Media”, ou mídia do varejo, em tradução literal, que consiste no uso de plataformas digitais de mídia proprietária para apresentar ofertas e promoções para o público-alvo, com foco em como as empresas estão aproveitando seus espaços digitais para gerar engajamento e mais receita.

Grandes eventos são sempre uma excelente oportunidade para expandirmos nossa visão, fazer um bom networking, analisar a movimentação de empresas de todos os setores e o surgimento de startups promissoras, além de, claro, absorver conteúdo de qualidade. Estou ansioso para acompanhar todos esses movimentos e dividir com vocês nos próximos dias.

Publicidade

Compartilhe