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Opinião

Covid-19: importante entender o comportamento de consumo

Compreender as diferentes frentes que compõem o negócio é imprescindível para se manter vivo


28 de abril de 2020 - 17h47

(Crédito: Feodora Chiosea/iStock)

O mercado nunca esteve tão no olho do furacão como agora e, independentemente de estarmos no meio da pandemia, a necessidade de entender o consumidor continua. Ter a clara compreensão de sua jornada sempre foi um grande desafio para marcas e agora, com a Covid-19, isso se potencializa e faz com que empresas busquem e invistam em diferentes tipos de apoio para se conectar com as pessoas neste momento de crise.

Uma coisa é certa: as pesquisas estão em alta. E como não estariam? Elas são essenciais para acompanharmos a movimentação da população, seus anseios, desejos, medos e inquietações nesse período. Conhecer esses sentimentos pode fazer toda a diferença na estratégia de comunicação utilizada pela empresa.

Investir em pesquisa sempre foi, é, e continuará sendo importante para auxiliar nas tomadas de decisão. Durante esse período em que estamos vivendo, temos de entender como se comportavam as pessoas e o mercado pré-Covid, como estão se comportando durante a pandemia e como será o pós.

Num mercado altamente competitivo e onde tudo se transforma cada vez mais rápido, entender as diferentes frentes que compõem o negócio é imprescindível para se manter vivo.

A pesquisa será a chave fundamental para que as empresas possam se reinventar, se adaptar e entender, de fato, como será o comportamento das pessoas. O consumidor tem se reinventado a cada dia e se as marcas não investirem em pesquisa, a probabilidade de errar será muito maior. A pesquisa não pode ser uma opção, precisa compor a estratégia de negócio. O momento requer investimentos claros nessa ferramenta para não oscilar tanto entre erros, tentativas e acertos.

Além de auxiliar nas tomadas de decisão, as pesquisas também são importantes para gerar leads de qualidade, reforçar presença no mercado, ampliar autoridade e reputação, saber onde estão os gargalos de seu segmento, monitorar a concorrência e, principalmente, gerar e estimular insights.

Números são importantes para qualquer estratégia de negócio, mas, mesmo correndo o risco de ser clichê, é preciso dizer que de nada valem se quem os manuseia não sabe o que fazer com eles. Diante disso, somente pela pesquisa para compreensão do comportamento humano, o entendimento macro e micro do que fazer com as informações e onde aplicá-las é que tornarão empresas e marcas verdadeiramente contemporâneas, plurais e inclusivas.

**Crédito da imagem no topo: piranka/iStock

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