Assinar

O Moment Marketing ganha força com o fim dos cookies

Buscar

O Moment Marketing ganha força com o fim dos cookies

Buscar
Publicidade

Opinião

O Moment Marketing ganha força com o fim dos cookies

Esse tipo de comunicação se mostra como uma das alternativas mais assertivas para as marcas


8 de maio de 2024 - 6h00

Há alguns anos foi noticiado o fim do uso de cookies na publicidade. Finalmente isso deve acontecer este ano. O mercado busca alternativas para diminuir o impacto negativo causado na assertividade das campanhas digitais.
Uma alternativa interessante a ser considerada é o uso da estratégia chamada de Moment Marketing, que busca atingir um público num determinado contexto em tempo real, aproveitando-se de algum evento importante que esteja impactando muitas pessoas.

Uma ação representativa dessa abordagem pode ser o que chamamos de TV Sync, em que uma campanha de marketing é disparada no exato momento em que um assunto esteja sendo falado na televisão. Imagine, para exemplificar melhor como funciona, que enquanto falam sobre café num programa de culinária, a campanha de uma determinada cafeteira é disparada nas plataformas de marketing online.
Um outro exemplo é aproveitar um evento esportivo como gatilho para acionar uma campanha momentânea, após ocorrer um gol de um time num campeonato, como um gol do Real Madrid na Champions League.
Além disso, é possível, inclusive, surfar na onda de um assunto que teve um aumento repentino de buscas no Google Trends, reagindo instantaneamente a esse interesse, ativando uma campanha para capturar a atenção desse fluxo de pessoas interessadas.

Ações sincronizadas com mudanças de clima, condições de trânsito e mudanças do mercado financeiro também são possíveis para algumas categorias de anunciantes.

Mas qual o benefício disso?

Uma campanha acionada no momento certo e dentro de determinado contexto atingirá um público segmentado (target) com mais probabilidade de conversão. Pesquisas mostram que nessas condições os consumidores estão muito mais propensos a comprar um produto.

Estudos de casos de uso mostram que é possível melhorar em até 400% a performance de uma campanha utilizando-se dessa estratégia.
Não sendo mais possível realizar campanhas mais personalizadas, como era com uso de dados privados dos cookies, o Moment Marketing se mostra uma ótima alternativa, com resultados comprovados e de fácil implementação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Homenageie seus ídolos enquanto há tempo

    Professor do Insper celebra o documentário sobre o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, na Disney +

  • Negar o futuro não é uma opção

    A era das tecnologias disruptivas e o papel indispensável da TV