Tendências que impactam o setor financeiro
Como temos acompanhado na história, a indústria financeira tradicional continuará a se desenvolver e se transformar
Como temos acompanhado na história, a indústria financeira tradicional continuará a se desenvolver e se transformar
O mercado de tecnologia está em constante evolução e, por isso, é tão pertinente falar sobre as principais tendências, visto que elas impactam os mais variados setores da economia. O segmento financeiro é, particularmente, sensível a esses movimentos. Portanto, estar de prontidão para atuar em sintonia com as tendências é a maneira de minimizar os desafios da transformação acelerada e potencializar a experiência dos clientes.
Antes de discutirmos sobre as tendências que impactam o setor, é importante atentarmos para as quatro dimensões que estão moldando as principais mudanças dentro das instituições financeiras: regulação, inovação tecnológica, mudança das expectativas do consumidor e disrupção do modelo bancário tradicional.
Começo refletindo sobre a regulação. Os reguladores estão bastante atentos às movimentações internacionais, avanços tecnológicos e a promoção de uma agenda de maior competitividade, com redução de preços para os consumidores. Dentre as mudanças, vale mencionar a agenda do Open Finance, Pix, Real digital e internacionalização da moeda, além da regulamentação dos criptoativos e outros fatores que obrigam os incumbentes a transformar seus negócios e fomentam a entrada de novos competidores.
Em seguida, destaco a inovação tecnológica. Temas como Inteligência Artificial e Inteligência de dados são discutidos há alguns anos, mas neste momento, ganharam maturidade suficiente com o surgimento de casos de uso que se mostram pertinentes para os clientes. É possível utilizar cada vez mais informações para antecipar suas necessidades e personalizar ofertas contextualizadas com seu momento de vida.
A IA generativa ganhou notoriedade recentemente e suas aplicações no contexto do atendimento ao cliente prometem evoluções importantes nos negócios. Vimos que ela pode ser usada, por exemplo, para a criação de assistentes capazes de conduzir conversas cada vez mais precisas e naturais. Entre outras tecnologias que também já estão impactando a indústria, vale mencionar a infraestrutura de Blockchain que viabiliza a evolução da internet em direção às redes descentralizadas e ao maior gerenciamento e controle dos dados pela comunidade, bem como torna possível extrair valor de ativos de forma digital, democratizar a posse e ampliar a sua liquidez.
O amadurecimento de tecnologias como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, por sua vez, viabilizam a criação de experiências imersivas, potencialmente combinadas com o mundo físico, e apontam para novas formas de se relacionar, assim como ampliam a oferta de produtos e serviços.
As expectativas e as mudanças no comportamento do cliente, que estabeleceu seus padrões ultimamente a partir de interações com grandes empresas de tecnologia, também têm sido um pilar impulsionador das estratégias das empresas de serviços financeiros, que passam a ter foco em prover experiências cada vez mais rápidas, personalizadas, de baixo custo e multicanais.
Este novo cenário que se desenha traz desafios significativos para o modelo bancário tradicional. Como consequência direta ou indireta dos movimentos elencados acima, algumas tendências estão impactando mais fortemente a forma com que nos relacionamos com o mundo financeiro. A primeira delas é a distribuição de produtos e serviços embarcados nas jornadas de compra dos clientes e não mais apenas no domínio da instituição financeira (finanças embarcadas). Em seguida, cada vez mais produtos e serviços financeiros são consumidos a qualquer hora e de forma digital.
A terceira se refere aos sistemas de dados abertos (Open Finance) que devolvem ao cliente a posse e o controle dos seus dados financeiros. A quarta se relaciona aos negócios desenhados em forma de ecossistemas e plataformas, com produtos e serviços que vão muito além dos financeiros. Em quinto vale mencionar a possibilidade de se criar soluções financeiras e transações baseadas em plataformas de Blockchain sem instituições intermediárias, no contexto das finanças descentralizadas (DeFi). E finalmente, a crescente atenção às questões ambientais e sociais (pautas ESG).
Tudo isso contribui para o empoderamento dos clientes, fazendo as empresas adotarem soluções cada vez mais centradas no aprimoramento da experiência deles. Mas também traz desafios para a monetização tradicional do setor. Por isso, é imprescindível a visão 360o não apenas acompanhando as transformações, mas agindo com velocidade para trazer as soluções que os clientes ainda nem sabem que precisam ou desejam.
Como temos acompanhado na história, a indústria financeira tradicional continuará a se desenvolver e se transformar usando as novas tecnologias disponíveis para atender às demandas de uma sociedade em constante evolução.
Compartilhe
Veja também
Marketing de influência: estratégia nacional, conexão local
Tamanho do Brasil e diversidade de costumes, que poucos países têm, impõe às empresas com presença nacional o desafio constante de expandir seu alcance sem perder de vista a conexão com as comunidades
O novo eixo na comunicação das marcas
A base (fraca) do modelo persuasivo está sendo substituída pelo informativo