Brand Voice
APRESENTA

Revolução no OOH: inovação maximiza impacto

Aos dez anos, a Acessooh investe em novas lideranças, inovação, dados e criatividade para ampliar a performance das campanhas nos pontos de venda

Acessooh oferece soluções inovadoras, combinando dados e criatividade para impactar o público de forma eficaz

Acessooh oferece soluções inovadoras, combinando dados e criatividade para impactar o público de forma eficaz

O avanço da retail media nos pontos de venda (PDVs) físicos e o refinamento da segmentação de campanhas consolidaram a mídia out-of-home (OOH) como um dos pilares estratégicos da comunicação de marcas. Impulsionado pelo uso de dados, o meio deixou de ser apenas um canal de impacto visual para se tornar uma plataforma voltada à construção de marca e à conversão — capaz de acompanhar o comportamento do consumidor, conectar diferentes pontos de contato e entregar resultados mensuráveis ao longo da jornada de compra.

Essa mudança de papel elevou o nível de exigência sobre a mídia exterior. Já não basta estar presente: é preciso atuar com inteligência. Para Fernando Rodovalho, sócio-diretor da Acessooh, “a inovação está justamente na intersecção entre tecnologia, dados e PDV” — combinação que permite transformar exposição em desempenho.

Foco em liderança, inovação, dados e criatividade

É nesse cenário de transformação que a Acessooh celebra, em 2025, dez anos. Para fortalecer seu papel no novo contexto do OOH, a empresa redesenhou sua estrutura com base em quatro frentes estratégicas: liderança, inovação, dados e criatividade. O primeiro movimento foi a renovação de quadros internos e um plano de expansão voltado a soluções de maior valor agregado.

Diretoria da Acessooh lidera soluções estratégicas em OOH, transformando a comunicação das marcas e otimizando a performance

Diretoria da Acessooh lidera soluções estratégicas em OOH, transformando a comunicação das marcas e otimizando a performance

“A empresa está se posicionando, pela primeira vez, de forma mais visível no mercado, celebrando seus dez anos com maturidade e ambição”, diz Álvaro Almeida, também sócio-diretor. “Apostamos no crescimento do meio. Por isso, investimos em áreas-chave como pessoas, marketing, negócios, criação, inovação e tecnologia.”

Entre as novidades, a Acessooh anuncia a chegada de Ludhiana Brock, que se junta ao time para liderar a frente de projetos especiais e expandir as oportunidades do OOH com soluções personalizadas. Com passagem pela Otima e Eletromidia, a profissional leva a expertise em inovação, produtos e projetos especiais para novos modais, como a retail media.

Além disso, a Farofino, empresa focada em criação e estratégia — fundada por Romolo Megda, criativo com passagens pela McCann, BETC Havas e Streetwise — une-se à Acessooh em uma colaboração que reforça o compromisso da empresa com campanhas impactantes, que integram estratégia e criatividade de forma inovadora.

Para complementar essas iniciativas, a Acessooh criou um departamento interno de marketing, com a proposta de intensificar sua presença e atuação no mercado. A estrutura visa potencializar a comunicação e o alinhamento estratégico da empresa, oferecendo soluções integradas e assertivas para atender às demandas do setor.

Diretoria da Acessooh lidera soluções estratégicas em OOH, transformando a comunicação das marcas e otimizando a performance

Diretoria da Acessooh lidera soluções estratégicas em OOH, transformando a comunicação das marcas e otimizando a performance

Criação e mensuração: os dois novos gargalos do meio

Quando começamos, o OOH precisava se consolidar no planejamento. A compra de mídia acontecia em cima de muito achismo”, recorda Rodovalho.

Passados dez anos, isso mudou, diz o sócio-diretor. “O que faltam, hoje, são criatividade e mensuração. Essas são as grandes preocupações dos veículos e das agências especializadas no meio”, explica. Mais que demandas, são duas dores do mercado e desafios do setor.

Por isso, a Acessooh investe em profissionais das áreas de criação, projetos especiais e tecnologia para mensuração de resultados. “Não basta ter um planejamento bem feito, pois ele se perde sem uma criação sólida. Sem mensuração não é possível sustentar o investimento em out-of-home”, avalia.

Cases com grandes marcas redefinem o mercado

Fundada em 2014 por Álvaro Almeida, Fernando Rodovalho e Luciano Guimarães — profissionais com experiência em out-of-home —, a Acessooh nasceu com o propósito de manter o espírito empreendedor no setor. Almeida acumula mais de 50 anos no mercado publicitário. Rodovalho tem perfil voltado à inovação e inteligência de mercado. Já Guimarães é especialista em negócios digitais e fundador da AdMedia, uma das primeiras adnetworks do País.

Em 2015, a empresa tornou-se oficialmente uma agência e passou a integrar o Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), dando início a uma trajetória de profissionalização do meio. Com presença nacional e foco em inteligência de mercado, a agência possui, entre seus diferenciais, a capacidade de adaptação a diferentes geografias e formatos, além da proximidade com os clientes — elementos que contribuem para altos índices de fidelização e renovação das marcas.

Essa abordagem já se traduziu em cases relevantes com marcas como Uber e PepsiCo. Com o aplicativo de mobilidade, a agência foi pioneira ao lançar uma categoria inexistente no Brasil, em um movimento que representou um marco de crescimento e visibilidade. Já com a multinacional de alimentos e bebidas, desenvolveu um dos primeiros projetos estruturados de retail media no Brasil — iniciativa que deu origem ao Hub de Retail, área 100% dedicada ao varejo (leia mais no quadro abaixo).

Hub de Retail usa dados para impulsionar a mídia no varejo
Concebida a partir da demanda da PepsiCo, área consolida a atuação da Acessooh no PDV com performance e padronização

Criado há um ano, o Hub de Retail é uma área da Acessooh dedicada exclusivamente à mídia de varejo. O departamento surgiu a partir de um dos primeiros projetos estruturados de retail media no Brasil, realizado com a PepsiCo, e se manteve ativo por endereçar uma carência do setor: a necessidade de soluções mais robustas e integradas para lidar com a complexidade das ativações das marcas no ponto de venda (PDV).

O Hub de Retail centraliza informação, estrutura indicadores de performance e oferece uma visão estratégica unificada aos anunciantes, com foco em eficiência e conversão. As soluções combinam painéis estáticos e digitais com dashboards personalizados, o que possibilita ajustes em tempo real e leituras mais precisas do desempenho das campanhas publicitárias.

“Costumo dizer que retail media é menos tela e mais dados. Você tem dados para planejamento e mensuração. Esse ambiente dos varejistas transforma o OOH em uma mídia de conversão”, resume Fernando Rodovalho, sócio-diretor da Acessooh.

Com o apoio da área, a PepsiCo passou a contar com um planejamento bem estruturado, focado em lojas-alvo e regiões com potencial real de crescimento — locais em que as ativações poderiam gerar resultados concretos em vendas e construção de marca. As ativações padrão deram lugar a projet especiais com circuitos digitais personalizados, unindo mídia, conteúdo e execução no ponto de venda. “Deixamos de fazer retail media como algo pontual e começamos a operar com uma visão de longo prazo, com mais critério na escolha das lojas, formatos, mensagens e momentos de ativação.”

Além de otimizar os resultados, o novo modelo trouxe controle histórico de toda a operação, desde investimento e formatos até métricas como custo por mil (CPM), impressões e impacto. “Isso permite que a gente compare performance com outras frentes de digital e off-line e tome decisões com base em dados reais”, explica Miranda.

Experiência do consumidor e visão de longo prazo
Para o público-alvo, Miranda entende que a experiência ficou mais conectada e relevante, pois a companhia passou a pensar na jornada completa de consumo. “Desde o planejamento até o last mile, tudo conversa: storytelling das marcas, momento da campanha, loja certa, tipo de mídia, execução de gôndola e até a precificação”, afirma a head de mídia e dados da PepsiCo no Brasil. “O projeto ainda é novo, tem um ano, mas os avanços já são muito claros. O maior ganho foi ver a estratégia conectada à execução de verdade.”

A empresa está fazendo ativações com parceiros como GPA, Atacadão, Assaí, Carrefour, Lojas Americanas e Cencosud, além de alinhar o calendário com contrapartidas comerciais. O próximo passo dessa evolução será adotar uma visão anual, com todos os ciclos mapeados e foco em escalar os aprendizados. “A ideia é continuar elevando o nível do que fazemos em retail media, tanto do ponto de vista de performance quanto PepsiCo transforma o de construção de marca”, diz a executiva.

Pepsico: o projeto que criou hub de retail
Giovanna Miranda, head de mídia e dados da PepsiCo no Brasil, relembra que o ponto de partida para a criação do Hub de Retail foi a identificação de uma tendência global: o crescimento acelerado da retail media. “Nosso ponto de venda sempre foi estratégico, devido à presença forte em diferentes canais, portfólio robusto e relacionamento com os varejistas. Mas sabíamos que dava para ir além com o surgimento de novos inventários e possibilidades de mídia”, diz.

A operação passou a reunir as áreas de marketing, mídia, trade e vendas da Acessooh em uma frente cross-functional. O objetivo era profissionalizar o uso da mídia no varejo com uma abordagem mais criteriosa e orientada a resultados. “A agência veio como a parceira certa para isso, com um olhar muito especializado”, afirma.

PepsiCo transforma o ponto de venda com o Hub de Retail, criando experiências de marca mais relevantes e impactantes

PepsiCo transforma o ponto de venda com o Hub de Retail, criando experiências de marca mais relevantes e impactantes

Conhecimento prático e visão estratégica pelo Brasil

Outro diferencial valorizado pelos parceiros é o desenvolvimento de metodologias que ajudam a interpretar e extrair valor dos dados, especialmente no entendimento do comportamento do consumidor.

Por meio desses insights, as marcas podem ter acesso a uma análise aprofundada das particularidades regionais do Brasil, fator decisivo para o sucesso de campanhas com foco em eficiência e contexto local. “Temos uma visão diferenciada, com olhar cirúrgico e conhecimento prático de cada região do País, o que capacita para melhores negociações e seleção dos assets adequados a cada planejamento”, diz Rodovalho.

Em um contexto de plena evolução do meio, ganha ainda mais relevância a capacidade de integrar criatividade com mensuração de resultados. A Acessooh conta com ferramentas de dados, para agregar métricas e dashboards mais eficientes. “Já é possível entender o impacto das campanhas e otimizá-las em tempo real”, afirma o executivo. “As marcas ganharam a chance de transformar o OOH em um canal tão mensurável como impactante. Some-se a tudo isso uma criação específica que atinja o melhor aproveitamento do meio, com ativações eficientes, e a chance de dobrar os resultados é infinita”, acrescenta.

Saiba mais sobre a Acessooh
Assista à entrevista com Fernando Rodovalho, sócio-diretor da Acessooh.