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Alcance e relevância guiam conexões significativas

Os insights integrados da Amazon Ads sobre os comportamentos de compra e streaming enriquecem as estratégias de marketing ao longo de todo o funil


23 de março de 2023 - 0h00

Globalmente, a indústria publicitária tem visto o advento de alguns movimentos importantes nos últimos tempos: comportamentos inesperados do consumidor, mudanças tecnológicas e fim do uso dos cookies de terceiros, bem como os desafios com audiências fragmentadas em múltiplos canais. Exemplos mais tangíveis incluem os gastos com anúncios de retail media, que devem chegar a US$ 52 bilhões nos Estados Unidos em 2023, um aumento de 25% em relação ao ano passado, de acordo com previsão do eMarketer, realizada em agosto de 2022. Segundo os dados da empresa de pesquisa, de setembro do ano passado, os serviços de streaming estão vendo picos de assinantes que agora atingem 71,7% da população dos Estados Unidos.

Propriedades da Amazon cobrem todo o funil de compras e são acessadas organicamente pelo público

Propriedades da Amazon cobrem todo o funil de compras e são acessadas organicamente pelo público

No Brasil, observamos as mesmas tendências, com a ascensão da retail media impulsionada pela recuperação dos investimentos publicitários e crescimento das oportunidades e serviços de compras online no País. Os serviços de streaming já atingiram 72 milhões de pessoas e devem atingir o pico de 89 milhões, segundo dados do eMarketer. Por isso, os profissionais de marketing precisam conhecer o potencial de meios que forneçam insights valiosos, bem como a oportunidade de se comunicar com os clientes no momento e local certos, de maneira relevante.

Oferecendo aos profissionais de marketing soluções para ajudar a navegar neste novo mundo, a Amazon Ads chegou ao Brasil em 2020 com um portfólio de propriedades e serviços que incluem não apenas varejo, mas também Twitch e esportes ao vivo no Prime Video. Com insights próprios, a Amazon Ads contribui com as estratégias de marketing e negócios das marcas, estabelecendo relevância na comunicação e uma relação de confiança entre clientes e anunciantes.

Entendendo o comportamento
Os brasileiros interagem com as propriedades da Amazon em diferentes momentos: enquanto exploram e compram produtos no site da varejista, quando assistem a um jogo da Copa do Brasil ao vivo no Prime Video ou interagem com streamers na Twitch. As interações espontâneas abrangem muitos interesses, desde compras até entretenimento, por exemplo.

Mariana Meinberg, head de agências da Amazon Ads Brasil, explica que os pilares fundamentais incluem insights, relevância e relações de confiança da própria Amazon. “Um dos princípios como empresa é sempre colocar o cliente em primeiro lugar, para que ele saiba que a Amazon está pensando em sua experiência acima de tudo. Ao manter um relacionamento de confiança com nossos clientes, podemos ajudar as marcas a se conectarem com eles de maneira significativa. Para que essa relação realmente faça sentido, é preciso trabalhar a marca para gerar relevância. Tudo isso baseado em insights acionáveis, que trazem inteligência para a campanha”, diz, acrescentando que esse modelo coloca a experiência do consumidor final no centro da discussão.

Funil completo e métricas de negócios
As soluções da Amazon Ads permitem que as marcas se engagem com os clientes por todo o funil de marketing, desde awareness até a consideração e compra. Em outras palavras, a Amazon Ads vai além do lower funnel, associado à compra e conversão. Este escopo completo permite a entrega de métricas de negócios alinhadas aos objetivos de comunicação, como o número de alcance de clientes novos para a marca, uma métrica pouco comum na indústria.

Entre os produtos oferecidos no Brasil podemos encontrar: Sponsored Products, Sponsored Brands, Sponsored Display, anúncios na Twitch e esportes ao vivo no Prime Video (saiba mais no infográfico abaixo). Além disso, a Amazon disponibiliza acesso à sua plataforma de mídia programática (ADSP), que permite que o cliente compre anúncios programaticamente para alcançar audiências novas e existentes, dentro e fora da Amazon.

“Quando combinados com serviços de streaming, temos o potencial de amplificar as mensagens da marca em qualquer estágio da jornada da audiência. Por isso, a Amazon Ads une diferentes propriedades da Amazon, como Twitch e Prime Video, que permitem conexão com conteúdo que gera paixão. Um bom exemplo são os esportes ao vivo”, conta Mariana.

Gerando valor ao cliente
Mariana Meinberg, que lidera o trabalho de desenvolvimento e treinamento de agências, explica que o negócio de publicidade da Amazon oferece suporte a anunciantes de todos os tamanhos.

A Logitech, que vende periféricos para computadores, jogos, música e vídeo, estendeu a comunicação para além da fase de conversão. Durante uma campanha de volta às aulas, a empresa anunciou seus produtos sem fio focados em alunos adultos da Geração Z.

“A Logitech abraçou o tema em tempo hábil e escolheu uma linha de produtos relevante para trabalhar não só com Sponsored Ads, mas também utilizar a Amazon DSP, o que ajudou a construir, de fato, uma estratégia full-funnel”, diz Mariana, acrescentando que a empresa também adotou o Amazon Marketing Cloud, uma solução de clean room de dados baseada em nuvem, na qual os anunciantes podem facilmente realizar análises, incluindo sinais vindos de anúncios da Amazon, bem como seus próprios insights.

Todo o projeto foi realizado em colaboração com a equipe de Amazon Ads, que atuou como consultora de estratégia, compartilhando conhecimento e melhores práticas.

“É uma excelente ferramenta para alcançar nossa audiência, com abordagem eficaz, metodologia clara e ótimos feedbacks, relatórios e suporte da equipe”, comenta Renato Voltarelli, head de marketing da Logitech Brasil. “Vamos continuar investindo na Amazon Ads por ser um importante gerador de receita”, acrescenta o executivo.

A Amazon Ads foi desenvolvida para permitir que as marcas contem suas histórias através de toda a gama de soluções oferecidas, adaptando-se perfeitamente ao dia a dia do consumidor. As possibilidades na Amazon.com.br, Twitch e esportes ao vivo no Prime Video representam apenas algumas das maneiras pelas quais a Amazon Ads permite que as marcas ofereçam experiências criativas, relevantes e orientadas por insights, onde e quando a audiência está mais receptiva. E isso é apenas o começo. “Faremos ainda mais ao colaborar com marcas e agências para que desvendem o universo de possibilidades da Amazon”, concluiu Mariana.

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