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O vice-presidente de expansão internacional da Amazon Ads, Tamir Bar-Haim, conta como tem sido a evolução do negócio no Brasil


25 de setembro de 2023 - 0h00

O vice-presidente de expansão internacional da Amazon Ads, Tamir Bar-Haim, lidera a área de publicidade em 25 países em todo o mundo, mas foi no Brasil que ele passou mais tempo pensando. Com três anos de atuação no País, a Amazon Ads se concentra em adicionar valor às experiências de compras e entretenimento dos clientes, ao mesmo tempo que ajuda as marcas a construir conexões significativas com os consumidores no e-commerce, no Prime Video, na Twitch e na internet em geral. Nesta entrevista, Bar-Haim conta como tem sido a evolução do negócio no Brasil e sobre como a Amazon Ads vem conectando conteúdo com comércio.

De que forma a Amazon Ads atua no Brasil?

Tamir Bar-Haim – Na Amazon, tudo gira em torno da obsessão pelo cliente e com a publicidade não é diferente. Somos apaixonados pelo fato de que os anúncios precisam melhorar a experiência de compra ou de entretenimento do público e, quando fazemos isso bem, há um reflexo nas marcas. A evolução que vivenciamos é que os anúncios da Amazon cresceram e extrapolaram a barreira da retail media. Hoje, o foco está na construção de um conjunto completo de recursos ancorados em insights e medições. Temos uma visão única da jornada do cliente, desde o reconhecimento até a conversão e fidelização. Nosso foco é investir para ajudar as marcas a ligar os pontos entre cada uma das etapas dessa jornada, por meio de ferramentas realmente completas.

Como a Amazon Ads integra as soluções de publicidade às diferentes frentes, como streaming?

Tamir Bar-Haim – O objetivo é fornecer soluções completas de funil para os anunciantes. Podemos adotar o streaming de TV, como esportes ao vivo ou Twitch, para capturar a atenção dos clientes e, então, promover awareness ao direcioná-los, por exemplo, para experiências de marca na Amazon; para saber mais e descobrir um produto. Como conseguimos ver o ponto da venda, é possível direcionar os consumidores a realmente agir e comprar. Desta forma, devolvemos a ideia de ciclo fechado às marcas para que vejam até onde foi o seu investimento. Nossa tecnologia, como a Amazon DSP, é um veículo para juntarmos esses vários componentes, seja vídeo, display ou anúncios patrocinados que ficam ao lado dos resultados de pesquisa, que ajudam nas decisões de compra.

Há um pilar em que a Amazon Ads apostará mais fortemente daqui para frente, considerando o cenário do País?

Tamir Bar-Haim – Vemos uma grande oportunidade de ajudar a conectar conteúdo com comércio. O que aprendemos ao longo dos anos é que gerar awareness por si só, quando não está ligado a resultados reais de negócios, não é tão eficaz. O streaming vem desempenhando um papel importante para permitir que os anunciantes capturem e mantenham a atenção, combinando suas marcas com conteúdo realmente envolvente, em grande escala. A Twitch, por exemplo, é nossa potência de transmissão ao vivo. É um lugar onde criadores de conteúdo, consumidores e marcas se reúnem em um ambiente de engajamento e autenticidade.

Tamir Bar-Haim, vice-presidente de expansão internacional da Amazon Ads: “Temos uma visão única da jornada do cliente, desde o reconhecimento até a conversão e fidelização"

Tamir Bar-Haim, vice-presidente de expansão internacional da Amazon Ads: “Temos uma visão única da jornada do cliente, desde o reconhecimento até a conversão e fidelização”

De uma maneira geral, como você vê o desenvolvimento nos próximos anos no Brasil?

Tamir Bar-Haim – Temos menos de três anos no Brasil. Ainda há muito o que fazer em nome de nossos clientes. Há uma oportunidade única aqui. O Brasil apresenta um crescimento de publicidade digital mais rápido do que quase qualquer outro lugar do mundo. Se olharmos para 2026, cerca de 80% do investimento total de mídia está projetado para ser digital, e o Brasil deverá estar entre os cinco principais países em participação neste montante, de acordo com o eMarketer. Conforme as marcas e os parceiros transferem seus investimentos para o digital, veem que os insights e as capacidades de medição são mais precisos na entrega da mensagem correta, para o cliente certo, no momento exato. O marketing se torna mais eficaz e a publicidade tem uma relevância maior para os clientes, com melhores resultados para as marcas.

Quais os planos específicos da Amazon Ads para o Brasil?

Tamir Bar-Haim – A Amazon está indo bem em todas as frentes de atuação no País. O Brasil é um ótimo lugar para experimentar; o mercado local inventa, experimenta, constrói e cria. O País se mantém como prioridade nos próximos anos, à medida que impulsionamos os resultados de vendas na Amazon, o awareness e a consideração, por meio de serviços como o streaming de TV, e ao elevarmos o padrão para as marcas em insights, atribuição e mensuração, trazendo a melhor tecnologia do mundo para os anunciantes e parceiros.

Poderia compartilhar algo inovador que fizeram, recentemente, no Brasil?

Tamir Bar-Haim – A Copa do Brasil é um bom exemplo. Trata-se do primeiro evento esportivo ao vivo que transmitimos na América Latina, no Prime Video. Oferecemos anúncios antes e durante o jogo, mas também integrações de conteúdo mais profundas na própria partida, que provaram ser divertidas e impactantes para as marcas.

Qual é a estratégia para eventos esportivos ao vivo?

Tamir Bar-Haim – Não é uma surpresa que os brasileiros têm uma conexão única com esportes. Neste sentido, os anúncios em streaming de TV são uma oportunidade valiosa para unir marcas e consumidores de forma divertida e potente. A NBA é um outro exemplo de investimento, cuja próxima temporada começará em alguns meses. Além dos jogos em si, ter acesso aos insights da audiência é realmente especial, já que são difíceis de obter em uma experiência linear de TV. A combinação entre o conteúdo esportivo com insights de compra cria uma maneira única de interação com os consumidores depois do jogo, seja na Amazon ou na Twitch. Porém, por meio da Amazon DSP, é possível alcançar o consumidor durante o jogo pela internet e, então, continuar a acompanhá-lo na jornada, ajudando-o a tomar decisões de compra mesmo após o término da partida. E todo o processo é mensurado. Os eventos esportivos ao vivo são uma área de crescimento atraente para a Amazon, especialmente no Brasil. Esperamos que esses aprendizados se estendam ao longo do tempo para outras partes da América Latina e do mundo.

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